Educar para a cidadania ou para a liberdade?

Ivo Tonet

Resumo


Este artigo pretende mostrar a radical diferença que existe entre as categorias da cidadania e da emancipação humana. Procura demonstrar que a primeira é uma forma de liberdade essencialmente limitada porque está ligada, indissoluvelmente, à sociabilidade fundada no capital, e que a segunda é uma forma de liberdade ilimitada, que abre a perspectiva de autoconstrução infinita para o gênero humano. Com isto, pretende também argumentar no sentido de que uma atividade educativa que queira contribuir para a construção de homens livres deve estar conectada com a emancipação humana e não com a cidadania.


Palavras-chave


Educação Libertária; Cidadania; Liberdade; Libertarian Education; Citizenship; Liberty; Educación Libertaria; Ciudadanía; Libertad

Texto completo:

PDFA


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x

Direitos autorais 2005 Ivo Tonet

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Perspectiva, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN print 0102-5473, ISSN 2175-795X.

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