O conceito de atividade epilinguística em proposições pedagógico-curriculares de base sociointeracionista e construtivista para a alfabetização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e98671

Palavras-chave:

Alfabetização, Análise linguística, Currículo

Resumo

Na década de 1980, no Brasil, diferentes concepções de linguagem e proposições de ensino-aprendizagem de língua portuguesa se encontram em concorrência em contexto acadêmico. Essas concepções e proposições são então apropriadas pelos discursos pedagógico-curriculares para a produção de propostas de ensino de português na escola básica. Objetiva-se, neste trabalho, com base no quadro conceitual da Análise do Discurso de linha francesa, caracterizar os efeitos que a concorrência entre diferentes proposições teórico-metodológicas produz na constituição da alfabetização em objeto dos discursos pedagógico-curriculares e acadêmico-científicos, observadas suas relações interconstitutivas. Foi analisada a Proposta curricular para o ensino de língua portuguesa – 1º grau, documento representativo dos processos interdiscursivos observados por ser uma das primeiras publicações de um conjunto de propostas pedagógico-curriculares em bases sociointeracionistas produzidas em diferentes estados da federação no momento histórico em estudo. Dada a centralidade que a análise linguística ocupa na reordenação proposta para o ensino de língua portuguesa na escola desde a década de 1980, no país, focaliza-se, nesta investigação, o conceito de atividade epilinguística quanto aos modos de sua apropriação e os efeitos que produz na proposta pedagógico-curricular analisada, em que se aproximam perspectiva de caráter sociointeracionista, estudos sobre a psicogênese da língua escrita e concepção enunciativa de base culioliana. Os resultados mostram que o conceito de atividade epilinguística, apropriado em bases sociointeracionistas, segundo as regras semânticas do discurso pedagógico-curricular observado, constitui dispositivo que possibilita conciliar concepções de sujeito, de ensino e de aprendizagem epistemologicamente divergentes por princípio.

Biografia do Autor

Emerson de Pietri, Universidade de São Paulo

Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, SP, Brasil.

Márcia Romero, Universidade Federal de São Paulo

Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo, Unifesp, Brasil. Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, Unifesp, Brasil.

Cláudia Valentina Assumpção Galian, Universidade de São Paulo

Professora da Faculdade de educação da Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Brasil.

Fernando Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo

Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo, Unifesp, Brasil. Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus Marília/SP, Brasil.

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Publicado

2025-02-11

Como Citar

Pietri, E. de, Romero, M., Galian, C. V. A., & Oliveira, F. R. de. (2025). O conceito de atividade epilinguística em proposições pedagógico-curriculares de base sociointeracionista e construtivista para a alfabetização. Perspectiva, 43(1), 1–19. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e98671

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua