Discutindo as Ações Afirmativas nas instituições de ensino superior em Santa Catarina: entre discursos e políticas institucionais
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e99341Palavras-chave:
Ações Afirmativas, Educação Superior, Políticas InstitucionaisResumo
Nos últimos anos, as pesquisas sobre ações afirmativas em instituições de ensino superior têm crescido, buscando compreender seus efeitos na formação das estudantes e na transformação da cultura institucional, influenciada pela presença de alunas de diferentes realidades raciais, econômicas e socioculturais. Este estudo objetiva analisar as estratégias de gestão das ações afirmativas nas instituições públicas federais de ensino superior em Santa Catarina. Os objetivos específicos incluem mapear as instituições no estado e identificar as estratégias adotadas para a gestão dessas políticas. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa e análise discursiva das informações disponibilizadas nos sites e documentos institucionais. Os resultados indicam que as instituições apresentam realidades heterogêneas, com variações significativas no comprometimento com as políticas afirmativas. Embora avanços sejam perceptíveis, a gestão dessas políticas ainda enfrenta desafios, exigindo uma análise mais profunda das relações de poder implícitas nas práticas institucionais para que mudanças efetivas sejam promovidas.
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