Discurso e governamentalidade como operadores na pesquisa de currículo e política curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e99454

Palavras-chave:

Discurso, Governamentalidade, Política curricular

Resumo

O artigo debate, do ponto de vista teórico-metodológico, a potência das noções de discurso e governamentalidade na prática de pesquisa em currículo e políticas educacionais e curriculares, tendo como matéria de reflexão as investigações que um grupo de docentes e pesquisadores vem desenvolvendo na pós-graduação em educação de uma universidade pública brasileira. Essas investigações têm como tema as mudanças nos currículos de formação profissional dos docentes e na Educação Básica, e as transformações nas formas de profissionalidade docente, ao longo das últimas décadas, na relação com as políticas educacionais e curriculares oficiais. O artigo está organizado em três seções, além da introdução. Primeiramente, discute a herança de algumas contribuições de autores da Sociologia e da Sociolinguística para o entendimento contemporâneo da noção de discurso. Na segunda seção do texto, realiza um debate das noções de discurso e governamentalidade a partir de Michel Foucault, entendendo o discurso da política como prática de poder e tecnologia que institui formas de governo da conduta da escola e dos agentes escolares. Nesse sentido, argumenta que as políticas educacionais oficiais têm precarizado os currículos e o trabalho docente no sentido de submetê-los às demandas do mercado e às políticas de padronização nacional e auditoria externa. Por último, conclui com uma exposição de aspectos procedimentais do uso na pesquisa das noções de discurso e enunciado, ressaltando a exigência de rigor na seleção de documentos e discursos e o seu tratamento enquanto monumentos.

Biografia do Autor

Maria Manuela Alves Garcia, Universidade Federal de Pelotas

Professora Titular da Universidade Federal de Pelotas, atuando como professora nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação dessa mesma Universidade. Com Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pós Doutorado na Universidade de Wisconsin, Madison, E.U.A., sob a supervisão de Thomas Popkewitz, entre 2006-2007. Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão no campo da formação de professores, tendo larga experiência na pós-graduação e como orientadora de mestrado e doutorado na área de educação. Possui várias publicações na forma de livros, capítulos de livros e artigos especializados em periódicos científicos e realiza trabalhos como consultora para periódicos e eventos do campo educacional. Pesquisadora do CNPQ, com bolsa de Produtividade em Pesquisa de 2015 a 2022. Realiza investigações no campo da pedagogia, do currículo e da formação de professores, interessando-se sobretudo pelos discursos pedagógicos e curriculares e suas transformações no tempo e na relação com a docência.

Mara Rejane Vieira Osório, Universidade Federal de Pelotas

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais. Mestre e Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação (UFPel). Atua na graduação e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) na linha de pesquisa Currículo, Políticas Educacionais, Profissionalização e Trabalho Docente. Foi coordenadora do Curso de Pedagogia - Licenciatura (2017-2018). Líder do Grupo de Estudo sobre Docência e Educação Básica: currículo, políticas e profissionalização docente (GEDEB) cadastrado no CNPq. Editora da Revista Cadernos de Educação da FAE/UFPel (2019-2022). Coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação (2020-2022). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). Temas de interesse: Políticas Educacionais, Currículo, Política curricular, Gestão escolar, Formação inicial de professores.

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Publicado

2025-03-14

Como Citar

Garcia, M. M. A., & Osório, M. R. V. (2025). Discurso e governamentalidade como operadores na pesquisa de currículo e política curricular. Perspectiva, 43(3), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e99454

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua