A construção do campo do autismo: história e atualidade de um diagnóstico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e99903

Palavras-chave:

Autismo, Políticas públicas, Infância

Resumo

O autismo configura um campo que, desde sua origem, sofreu e produziu rápidas recomposições. Sua história não tem sido produzida de forma linear e se perfaz em um movimento constante de ondas científicas que combinam diferentes propostas de trabalho e de terapêuticas. A capacidade dessa categoria diagnóstica de transpor fronteiras e de transitar entre domínios do conhecimento favorece sua circulação. Além disso, o aumento das taxas de prevalência do diagnóstico, a mobilização de associações de pais e mães e dos próprios autistas transformaram o assunto em preocupação de saúde pública. Como foi que tantas crianças passaram a ser adjetivadas pelo autismo em tão pouco tempo? O diagnóstico de autismo tornou-se uma pauta política. Revisitamos a história do autismo com o objetivo de movimentar a naturalização de sua narrativa canônica. Na contramão de uma a-historicidade do conceito, procuramos demonstrar que a categoria diagnóstica de autismo não foi uma descoberta: as narrativas de Kanner e de Asperger possuem um antes e um depois. Um antes, que situa o gesto de Kanner de nomear o quadro “autismo infantil” no registro de uma construção; e um depois, que alça o diagnóstico de autismo ao estatuto de epidemia e paradigma dos transtornos do desenvolvimento, tornando-o uma espécie de curva da anormalidade em relação à qual o desenvolvimento das crianças é localizado. No resgate desse percurso histórico, elegemos elementos que fundamentam a transformação do autismo de um diagnóstico construído na psiquiatria infantil como relativamente raro em uma questão de saúde pública.

Biografia do Autor

Leticia Vier Machado, Universidade Estadual de Maringá

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil (2021). Professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá, UEM , Paraná, Brasil.

Adriana Marcondes Machado, Universidade de São Paulo

Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil (1996). Professora Associada da Universidade de São Paulo, USP , Brasil.

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Publicado

2025-09-09

Como Citar

Machado, L. V., & Machado, A. M. (2025). A construção do campo do autismo: história e atualidade de um diagnóstico. Perspectiva, 43(1), 1–18. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e99903

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Dossiê Medicalização da educação ontem e hoje: entre continuidade e rupturas