Os ambientes virtuais de aprendizagem, participação e interação, ou sobre o muito a caminhar
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n1p77Abstract
O trabalho apresenta pesquisa cujo objetivo foi analisar quais recursos disponíveis em Ambientes Virtuais de Aprendizagem poderiam indicar participação e interação efetivas entre os atores da formação do curso de Licenciatura em Pedagogia, acordo Brasil e Japão. É importante verificar essa questão, na medida em que, nesses ambientes, tais atributos ou são medidos quantitativamente, sem que os dados apresentados possam ser qualificados; ou, para qualificá-los, é necessário trabalho extenso de “garimpagem”, com buscas individualizadas em cada uma das atividades realizadas pelos alunos. Diante dessa problemática, optou-se por trabalhar com os “relatórios de atividades” disponibilizados no AVA/Moodle, de modo a confrontá-los com os sujeitos da formação, na tentativa de qualificar os dados ali disponíveis. As conclusões admitem a necessidade de melhor entender a forma pela qual tais “relatórios de atividades” são consolidados e, ao mesmo tempo, aponta para dinâmicas de interação que se põem para além do ambiente de aprendizagem, indicando problemáticas no processo de trabalho com ele.
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