A leitura no espaço carcerário

Autores

  • Elionaldo Fernandes Julião Universidade Federal Fluminense
  • Jane Paiva Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n1p111

Resumo

A leitura no Brasil tem sido objeto de estudos e de controvérsias. Levando em consideração as diversas questões que envolvem a discussão do tema no país, o artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões sobre a política de leitura implementada no sistema penitenciário nacional. Nesse contexto, o incentivo à leitura tem sido considerado pelo poder público, assim como a educação escolar, como um dos meios alternativos para a socialização do preso. Dessa forma, este artigo, em síntese, apresenta questões e reflexões sobre o papel e os significados que a leitura pode assumir no sistema penitenciário e procurará analisar os principais encaminhamentos políticos na área da leitura voltados ao cárcere, destacando, entre outros, fontes legais, projetos e perspectivas político-pedagógicas no contexto atual.

Biografia do Autor

Elionaldo Fernandes Julião, Universidade Federal Fluminense

Professor Adjunto do Instituto de Educação de Angra dos Reis e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFF.

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Publicado

2014-04-30

Como Citar

Julião, E. F., & Paiva, J. (2014). A leitura no espaço carcerário. Perspectiva, 32(1), 111–128. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n1p111