Software Livre e Educação: uma relação em construção

Autores

  • Maria Helena Silveira Bonilla Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n1p205

Resumo

Laboratórios com Linux Educacional, um software livre, estão chegando às escolas públicas e a maioria dos professores não sabe como interagir com os ambientes. Muitos acreditam que esses sistemas e aplicativos são mais difíceis de operar, menos eficientes e de menor qualidade que o proprietário mais divulgado. Isto se deve ao desconhecimento sobre o que é e quais os princípios, propriedades e potencialidades dessa tecnologia. Em vista dessa dificuldade enfrentada pelos professores, o artigo busca explicitar o que é um software livre, como ele chega ao Brasil e se torna política pública, suas potencialidades para a educação e a importância da formação dos professores, buscando auxiliá-los a interagir com os ambientes com um pouco mais de conhecimento, desmistificando falsas ideias veiculadas pela mídia e pelo mercado e, dessa forma, contribuir para que a relação entre software livre e educação possa se fortalecer.

Biografia do Autor

Maria Helena Silveira Bonilla, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação, professora associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, líder do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias - GEC/UFBA, pesquisadora na área da Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação, especialmente os temas: inclusão digital, software livre, formação de professores e políticas públicas

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Publicado

2014-04-30

Como Citar

Silveira Bonilla, M. H. (2014). Software Livre e Educação: uma relação em construção. Perspectiva, 32(1), 205–234. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n1p205