Software Livre e Educação: uma relação em construção

Autor/innen

  • Maria Helena Silveira Bonilla Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n1p205

Abstract

Laboratórios com Linux Educacional, um software livre, estão chegando às escolas públicas e a maioria dos professores não sabe como interagir com os ambientes. Muitos acreditam que esses sistemas e aplicativos são mais difíceis de operar, menos eficientes e de menor qualidade que o proprietário mais divulgado. Isto se deve ao desconhecimento sobre o que é e quais os princípios, propriedades e potencialidades dessa tecnologia. Em vista dessa dificuldade enfrentada pelos professores, o artigo busca explicitar o que é um software livre, como ele chega ao Brasil e se torna política pública, suas potencialidades para a educação e a importância da formação dos professores, buscando auxiliá-los a interagir com os ambientes com um pouco mais de conhecimento, desmistificando falsas ideias veiculadas pela mídia e pelo mercado e, dessa forma, contribuir para que a relação entre software livre e educação possa se fortalecer.

Autor/innen-Biografie

Maria Helena Silveira Bonilla, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação, professora associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, líder do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias - GEC/UFBA, pesquisadora na área da Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação, especialmente os temas: inclusão digital, software livre, formação de professores e políticas públicas

Veröffentlicht

2014-04-30

Zitationsvorschlag

Silveira Bonilla, M. H. (2014). Software Livre e Educação: uma relação em construção. Perspectiva, 32(1), 205–234. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n1p205