Força de trabalho, sujeito do direito e educação: notas introdutórias

Autores

  • Carolina Roig Catini Faculdade de Educação da Unicamp. Faculdade de Educação da USP.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p262

Resumo

O presente artigo consiste em uma exposição introdutória à crítica marxista do direito, que, conforme objetiva-se demonstrar, proporciona relevantes aportes conceituais à reflexão crítica sobre as relações sociais de educação, especificamente capitalistas. Trata-se de uma análise dos conceitos fundamentais que circunscrevem a função social da educação massiva no capitalismo, hegemonizada sob a forma escolar: força de trabalho e sujeito do direito. Os nexos sociais mercantis, sob a égide do movimento cego e automático da acumulação de capital, pressupõem não apenas a generalização do trabalhador “livre” dos meios de produção, mas, também, a universalização da forma direito, que dissimula a subordinação econômica sob a máscara da igualdade entre proprietários privados. Na primeira parte do texto faz-se uma breve retomada de uma interpretação da crítica do trabalho apresentada por Karl Marx em O Capital, para assim poder passar à crítica marxista do direito, na segunda parte, com base em estudos de Evgène Pachukanis, Walter Benjamin e Bernard Edelman. Em relação à esta apresentação, extrai-se, à guisa de conclusão e de modo preliminar, algumas consequências teóricas para a apreensão do modo especificamente capitalista de educar.


 

 

Biografia do Autor

Carolina Roig Catini, Faculdade de Educação da Unicamp. Faculdade de Educação da USP.

Doutora em Estado, Educação e Sociedade pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Ciências Sociais da Educação, da Faculdade de Educação, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

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Publicado

2016-06-21

Como Citar

Catini, C. R. (2016). Força de trabalho, sujeito do direito e educação: notas introdutórias. Perspectiva, 34(1), 262–285. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n1p262