Transmissão do conhecimento e representação: aportes críticos a partir do livro o “Desenvolvimento do Psiquismo” de Alexis Leontiev
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n3p875Abstract
Este trabalho configura um estudo de natureza teórica que procura, a partir de limites estabelecidos, analisar os conceitos de representação e de linguagem presentes no livro O Desenvolvimento do psiquismo de Alexis Leontiev, considerando as relações desses conceitos com as práticas de transmissão do conhecimento em contextos educacionais. O interesse recai sobre os contextos educacionais considerando que na elaboração da maioria das estratégias pedagógicas predominam pressupostos sobre a linguagem e a representação apoiados na lógica formal. Como recurso é feita a análise do livro privilegiando os conceitos de representação e de linguagem, concomitante a leitura crítica sobre esses recursos e a atividade de transmissão do conhecimento no cenário moderno.Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.