Transmissão do conhecimento e representação: aportes críticos a partir do livro o “Desenvolvimento do Psiquismo” de Alexis Leontiev

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n3p875

Resumo

Este trabalho configura um estudo de natureza teórica que procura, a partir de limites estabelecidos, analisar os conceitos de representação e de linguagem presentes no livro O Desenvolvimento do psiquismo de Alexis Leontiev, considerando as relações desses conceitos com as práticas de transmissão do conhecimento em contextos educacionais. O interesse recai sobre os contextos educacionais considerando que na elaboração da maioria das estratégias pedagógicas predominam pressupostos sobre a linguagem e a representação apoiados na lógica formal. Como recurso é feita a análise do livro privilegiando os conceitos de representação e de linguagem, concomitante a leitura crítica sobre esses recursos e a atividade de transmissão do conhecimento no cenário moderno.

Biografia do Autor

Mériti de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC Departamento de Psicologia

Profa Depto de Psicologia UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em Psicologia Clinica na PUCSP. Pós Doutorado no CES - Centro de Estudos Sociais - Coimbra.

Downloads

Publicado

2018-10-23

Como Citar

de Souza, M. (2018). Transmissão do conhecimento e representação: aportes críticos a partir do livro o “Desenvolvimento do Psiquismo” de Alexis Leontiev. Perspectiva, 36(3), 875–890. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n3p875

Edição

Seção

Artigos