Narratividade em crianças e os processos de leitura-I
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xAbstract
A pesquisa "Narratividade em crianças e os processos de leitura". financiada através do convênio INEP/UFSC. e realizada em Florianópolis no período 1982/1983, se dividiu fundamentalmente em duas partes: uma delas constituiu na coleta, transcrição, tabulação e análise de estórias colhidas numa população de 60 crianças, na faixa de 4 a 6; e 11 anos oriundas do nível sócio-econômico alto e sócio-econômico baixo. A outra parte da pesquisa, o experimento pedagógico, é que se constitui no objeto deste artigo. Com base em dados parciais, pois a maioria encontra-se na fase de tabulação e computação, é possível delinear alguns aspectos que interferem preponderantemente no insucesso da aquisição da leitura e da escrita como o conhecimento insuficiente da criança quer a nível cognitivo, quer a nível linguístico para conhecimento e compreensão das atividades escolares. Outro aspecto de suma importância é o de não privilegiar as atividades voltadas para o desenvolvimento das capacidades motoras em prejuízo das atividades que levam à interpretação das experiências.
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