Universidade: democratização e qualidade do trabalho acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xAbstract
O artigo pretende discutir duas questões pertinentes à universidade: sua democratização e a qualidade do trabalho acadêmico. Da resposta a estas depende uma universidade realmente engajada com o processo de reconstrução social vivamente reclamado pela sociedade civil. Apontam-se alguns pontos provocadores da crise universitária, impedindo a prestação de um serviço de qualidade e democrático, quais sejam: crescimento desordenado/desarticulado; estrutura de poder centralizadora/conservadora; progressiva privatização; baixa produção em termos de pesquisas e desvinculação destas das exigências científico-tecnológicas e culturais do País; falta de estabilidade orçamentária e de pessoal (funcionários e docentes); fragilidade/descontinuidade de programa de ensino/pesquisa; currículos defasados e pouco flexíveis/integrados; infra-estrutura material deficiente. Sugere-se que a universidade pública, recuperada em sua credibilidade social, enfrente seus problemas: avalie-os e estabeleça prioridades em? termos de ensino, pesquisa e extensão vinculados.
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