Língua portuguesa e sedução: do binômio possível nos textos de literatura infanto-juvenil

Autores

  • Maria Teresa Gonçalves Pereira UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A linguagem dos livros de Literatura Infanto-Juvenil deve
ser estuante de vida, ou seja, inovadora, instigante, envolvente, não deixando de atender à correção e adequação lingüísticas, importantes à faixa etária a que se destina, usando, sem medo, preconceito ou limitações todo o potencial lingüístico da Língua Portuguesa considerada na sua plenitude. Ao leitor cabe vivenciar a língua materna, estabelecendo com ela imediata empatia. Tal procedimento o levará a um produtivo jogo verbal em que a palavra - razão de ser e objetivo principal- será trabalhada em suas múltiplas possibilidades fônicas, morfossintáticas e léxico-semânticas para a concretização do produto final que é o texto.

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Publicado

1999-01-01

Como Citar

Pereira, M. T. G. (1999). Língua portuguesa e sedução: do binômio possível nos textos de literatura infanto-juvenil. Perspectiva, 17(31), 141–156. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos