O garoto selvagem: a importância das relações sociais e da educação no processo de desenvolvimento humano
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2012v30n2p553Abstract
Partindo do pressuposto de que o processo de hominização ocorre na medida emque o indivíduo, vivendo em comunidade, se organiza sob as bases do trabalho,submetendo-se às leis sociais e históricas, o presente estudo analisa o filme francêsO garoto selvagem (L’enfant sauvage), de 1969, cuja narrativa pauta-se na históriaverídica da descoberta, em 1797, de um garoto com idade entre 11 e 12 anos, que nãodemonstrava resquícios do contato com a sociedade humana. Considerando a relaçãoque se estabelece entre os processos de desenvolvimento e aprendizagem, configuradosnuma situação incomum de total isolamento social, refletiu-se sobre as dificuldades eos avanços relatados pelo médico Jean Marc Itard, em relação à reeducação do “garotoselvagem”. Nesse sentido, a perspectiva histórico-cultural subsidiou a análise sobre opapel desempenhado pela educação nos processos de hominização e desenvolvimentocognitivo do garoto, ponderando as mudanças experimentadas por Victor, em meioàs sucessivas tentativas de socialização impetradas por seu tutor. Anseia-se, assim,contribuir com as discussões fomentadas por autores como Banks-Leite e Galvão(2000a; 2000b); Gonçalves e Peixoto (2001); Dias (2007); Feijó (2007), entre outros.Palavras-chave: Desenvolvimento humano. Cultura. Educação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
The Perspectiva allow the author(s) yo hold the copyright without restrictions as well as publishing rights. If the paper will be republished later in another format, the author(s) should inform that it has originally been published as article in Perspectiva Journal and quote the complete references.