Violência na Escola: considerações a partir da formação docente

Autores

  • Jean Mac Cole Tavares Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Milene Rejane Pereira UERN
  • Érica Renata Clemente Rodrigues UERN

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n2p573

Resumo

Neste trabalho apresenta-se alguns resultados de pesquisa realizada com graduandos do curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) sobre o fenômeno da violência na escola. Tomou-se como referencial teórico para definição e problematização do conceito de violência os estudos de Andrade, Aquino, Abramovay e Rua, Araújo, Charlot, Bauman e Freire. Discute-se, assim, os vários conceitos de violência na escola. Para apreender as concepções discentes sobre o assunto, foram entrevistados vinte e oito graduandos do curso de Pedagogia buscando relacionar a compreensão deles sobre o fenômeno com os estudos sobre o tema. Pensou-se, com eles, que o docente deve partilhar saberes para gerir conflitos de violência na escola, através do diálogo, da ética profissional, da relação social de ensino-aprendizagem.

Biografia do Autor

Jean Mac Cole Tavares Santos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

possui graduação em História (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE - 1995), especialização em teoria e metodologia da História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA - 1997), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 2007) com estágio doutoral na Universidade de Valência (UV - Valência, Espanha). É professor adjunto do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grando do Norte (UERN). Coordena ainda pesquisas sobre o mundo do trabalho e a formação escolar no ensino médio nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará com apoio do CNPQ, da FAPERN e da FUNCAP. Coordena também o projeto de extensão Laboratório de Estudos e Pesquisas em Paulo Freire e Educação Popular (LEFREIRE) na UERN. Bolsista CNPq de Pós-Doutorado Júnior (PDJ) sob a supervisão de Alice Casimiro Lopes (PROPED UERJ).

Milene Rejane Pereira, UERN

Milene Rejane Pereira É graduanda do curso de PEDAGOGIA pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN (2008). Foi aluna PIBIC/UERN (2009-2010); Monitora através do Programa Institucional de Monitoria (PIM-PROEG) nos semestres: 2010.2 (Fundamentos histórico-filosóficos da educação) e 2011.1 (Educação Popular: perspectivas freirianas). É Bolsista do PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL- PET PEDAGOGIA (SESu/MEC), Membro do GRUPO DE LEITURA E PESQUISA EM PAULO FREIRE E EDUCAÇÃO POPULAR- LEFREIRE e está vinculada ao GRUPO DE PESQUISA ATELIÊ SOCIOLÓGICO EDUCAÇÃO E CULTURA (CNPq) na linha "Produção simbólica, reprodução cultural e educação". Cursa Inglês no Núcleo de Ensino e Estudo de Línguas (NEEL/ UERN). Tem estudado principalmente os seguintes temas: conflitos escolares, educação popular, Paulo Freire e sociologia.

Érica Renata Clemente Rodrigues, UERN

Graduada em Pedagogia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade. Estuda a crise das escolas públicas estaduais em Mossoró-RN e a gestão escolar democrática.

Downloads

Publicado

2013-05-12

Como Citar

Tavares Santos, J. M. C., Pereira, M. R., & Rodrigues, Érica R. C. (2013). Violência na Escola: considerações a partir da formação docente. Perspectiva, 31(2), 573–590. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n2p573