Conhecer não é representar: reflexões sobre a representação na Educação Ambiental

Autores

  • Angelica Vier Munhoz Centro Universitário Univates
  • Jane Mazzarino Centro Universitário Univates

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n3p1005

Resumo

O presente artigo busca problematizar o conceito de representação a partir dos aportes teóricos da Filosofia da Diferença. Dessa forma, serão analisados escritos produzidos durante oficinas do curso de Formação de Multiplicadores em Educação Ambiental, que integra o projeto de extensão Comunicação para Educação Ambiental, do Centro Universitário Univates. As oficinas, realizadas com professores da rede pública de ensino básico, constituíram-se em espaços de comunicação em que os interlocutores aventuram-se a ler para o outro seus escritos sobre memórias de vivências com a água. Estes espaços de aproximação de si mesmo e para com o outro potencializaram aprendizagens e o compartilhamento de signifi cados sobre o mundo.

Biografia do Autor

Angelica Vier Munhoz, Centro Universitário Univates

Doutora em Educação pela UFRGS; professora do Centro Universitário Univates/RS/BRA; Coordenadora do curso de Pedagogia; professora do Programa de Pos-Graduação em Ciências Exatas

Jane Mazzarino, Centro Universitário Univates

Doutora em Ciencias da Comunicação pela UNISINOS; professora do Centro Universitário Univates; professora do Programa de Pos-Graduação Ambiente e desenvolvimento

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Publicado

2013-09-03

Como Citar

Munhoz, A. V., & Mazzarino, J. (2013). Conhecer não é representar: reflexões sobre a representação na Educação Ambiental. Perspectiva, 31(3), 1005–1020. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n3p1005