Um panorama das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação: desafios, habilidades e incentivos estatais

Autores

  • Márcia Gorett Ribeiro Grossi CEFET-MG
  • Carla Fernanda Gonçalves PUC-MG
  • Sandra Pedrosa Tufy CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p645

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre os novos desafios, as novas habilidades e os incentivos estatais necessários aos professores para utilizarem as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nos processos de ensino e aprendizagem cujos alunos pertencem a uma nova geração: a geração net. Percebe-se que a educação enfrenta dificuldades para a efetiva e significativa utilização das TDIC no cotidiano das escolas brasileiras e que a maioria dos professores tem recebido uma formação tímida nos cursos de pedagogia nas universidades federais, em relação à apropriação dessas novas tecnologias digitais e suas aplicações pedagógicas relevantes nos contextos escolares. Indicando a necessidade de um olhar mais atento para a formação dos profissionais da educação no que se refere ao uso das TDIC, destaca-se ainda a importância dos incentivos estatais na promoção das políticas públicas voltadas para o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos processos de letramento informacional entre os profissionais da educação.

Biografia do Autor

Márcia Gorett Ribeiro Grossi, CEFET-MG

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1987), mestrado em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (1993) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Atualmente é diretora administrativa financeira da Fundação de Apoio à Educação de Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais e professora do mestrado em Educação tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas Digitais, atuando principalmente nos seguintes temas: informática, software livre, novas tecnologias, educação, ensino-aprendizagem e políticas educacionais e educação tecnológica.

Carla Fernanda Gonçalves, PUC-MG

Possui Pós-graduação em Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais e Graduada em História em licenciatura pelo Unicentro Newton Paiva (2002). Atualmente é professora do Estado de Minas Gerais e da Rede Promove de Ensino - Colégio Maximus.

Metranda em Educação pela PUC-MG

Sandra Pedrosa Tufy, CEFET-MG

Mestranda em Educação Tecnológica, no CEFET-MG- Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, orientada pelo Dr. José Wilson da Costa, na Linha III -Tecnologias da Informação e Educação. Especialista em Ensino a Distância (pós-graduação lato Sensu), graduada em Comunicação Social pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (1990) e em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (1995). Atualmente é tutora de ensino a distância - Ciclo CEAP. Tem experiência em redação jornalística e na área de Educação, com ênfase em Educação a distância. Desenvolve projetos de cursos profissionalizantes a distância, com larga experiência na plataforma Moodle. Pretende atuar em projetos e pesquisas de tecnologias em favor da educação.

Downloads

Publicado

2014-06-09

Como Citar

Grossi, M. G. R., Gonçalves, C. F., & Tufy, S. P. (2014). Um panorama das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação: desafios, habilidades e incentivos estatais. Perspectiva, 32(2), 645–665. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n2p645

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua