Ensino de filosofia e a constituição da identidade individual: formação, autonomia e gênero

Autores

  • Tânia Aparecida Kuhnen Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1026

Resumo

O presente artigo investiga a contribuição das aulas de filosofia no Ensino Médio para a formação dos educandos como sujeitos em processo de construção de uma identidade individual. A filosofia no Ensino Médio contribui para formar sujeitos conscientes de si no espaço e no tempo, capazes de refletir criticamente sobre o contexto social no qual estão inseridos, bem como sobre as expectativas em termos de papéis fixos de gênero impostos de fora para dentro. Nesse sentido, a especificidade do saber filosófico como um exercício de pensar criticamente por meio da criação de conceitos oportuniza uma formação individual mais autêntica e autônoma. Isso justifica também a presença da filosofia como uma disciplina no Ensino Médio. A vivência pessoal do gênero é elemento central na formação da identidade, por isso, é fundamental debater esse tema junto aos alunos. Defende-se a importância de abordar questões de gênero na aula de filosofia, uma vez que se trata de uma vivência dos alunos que pode ser problematizada a fim de desnaturalizar os processos de performatividade do gênero e perceber as desigualdades que perpassam essa categoria social. Com isso, os alunos podem constituir uma identidade individual consciente e crítica da posição social que seu gênero ocupa no meio social.

Biografia do Autor

Tânia Aparecida Kuhnen, Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da Universidade Federal do
Oeste da Bahia (UFOB).

Downloads

Publicado

2017-12-21

Como Citar

Kuhnen, T. A. (2017). Ensino de filosofia e a constituição da identidade individual: formação, autonomia e gênero. Perspectiva, 35(4), 1026–1044. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1026

Edição

Seção

Filosofia, Arte e Educação: Experiências em Pensamento