Imaginário, mídias e formação: o que pode o professor no espaço universitário?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e52561

Resumo

O texto que ora apresentamos faz uma reflexão sobre as mídias referenciada no campo do imaginário social, na qual discutimos nossas invenções midiáticas e as relações que criamos com elas. A empiria que expomos nesta discussão trata dos professores universitários, suas relações e as imagens, que são produzidas com base nas significações construídas frente ao estudante e à aula universitária, a fim de compreender as suas práticas pedagógicas a partir do imaginário social. Os docentes universitários que fizeram parte da investigação, e que aqui são centro do debate, participaram do Curso de Formação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional Docente, desenvolvido pela Unidade de Apoio Pedagógico (UAP) do Centro de Ciências Rurais (CCR) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Evidencia-se que a abordagem metodológica escolhida para a construção da investigação baseou-se no enfoque biográfico, que oportunizou aos professores pensar, refletir e tomar consciência dos saberes e fazeres que estão construindo na docência, (re)significando suas práticas. Compartilhar e produzir conhecimento em um espaço/tempo referenciado no campo do imaginário social é um convite e um exercício constante de pensar o que instituímos como nosso, como sociedade que somos. Dessa forma, acreditamos que, nessa relação, a leitura do instituído prevê também um instituinte, inventando outras formas de ensino e de aprendizagem no espaço universitário, bem como outras formas de ser professor e viver numa sociedade da cultura de mídias.

Biografia do Autor

Valeska Maria Fortes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação do Centro de Educação da UFSM, desde 1997. Coordena a Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Pesquisa e desenvolve estudos e investigações no campo do imaginário social com o foco nas narrativas de vida de professores. Tem desenvolvido estudos e pesquisas focadas no cinema e formação de professores

Vanessa Alves da Silveira de Vasconcellos, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2008), Mestrado em Educação, na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM). Tem atuado como Professora de Educação Infantil, na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria, na Escola de Ensino Fundamental Dom Luiz Victor Sartori desde o ano de 2009 até os dias atuais. Também atua como Professora à distância no Curso de Pedagogia EaD, da Universidade Federal de Santa Maria. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Imaginário Social (GEPEIS), coordenado pela Professora Valeska Fortes de Oliveira, desde o período da sua graduação até os dias atuais, participando na construção e desenvolvimento de Projetos de Pesquisa e Extensão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em questões acerca da Pedagogia Universitária, atuando principalmente nos seguintes temas: imaginário e formação docente, processos formativos e saberes docentes.

Downloads

Publicado

2019-04-23

Como Citar

Fortes de Oliveira, V. M., & Alves da Silveira de Vasconcellos, V. (2019). Imaginário, mídias e formação: o que pode o professor no espaço universitário?. Perspectiva, 37(1), 39–60. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e52561

Edição

Seção

Dossiê Imagens, Mídias e Práticas Corporais