Contra-hegemonic memories and education for ethnico-racial relations: decolonial practices in peripheral contexts

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e58787

Abstract

Our research perspective is influenced by the possibility of dialectical analyzes in the plane of simultaneity and this work starts from an approach that recognizes epistemological coexistence in the face of the social, political and cultural history of marginalized sectors such as Afro-descendant populations in Brazil and Ecuador. Aligned with the presupposition of the decoloniality of knowledge and Education for ethno-racial relations, we deal with other educational praxis in non-formal contexts of education this time from the Museum of the tide and the Afro-Andean Documentary Fund. Centrality gains processes of epistemological reorientation as legacy for the curricula practiced in contexts of invisibilization of subalternized knowledge. We advocate other "twists" and other perceptions about collective memory based on a comparative perspective, and recognize the production as another way of making memory (s), an indispensable piece in the social and political struggle, assuming against narratives and other forms of insurgency.

Author Biographies

Claudia Miranda, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Claudia Miranda é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO e do Departamento de Didática da Escola de Educação. É pós-doutoranda do Programa EICOS/UFRJ. Pesquisadora do Grupo de Trabalho CLACSO Afrodescendencia e propostas contra-hegemônicas (2016-2019), coordena o Grupo de Estudo e pesquisa Formação de professores, currículos, pedagogias interculturais e decoloniais; coordena a Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras (Rio de Janeiro) e é membro da Rede de Professoras/es Hilos de Ananse. (Bogotá).

Helena Maria Marques Araújo, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

Possui Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1985), Mestrado em Educação pela PUC-Rio (1998) e Doutorado em Ciências Humanas - Educação pela PUC-Rio (2012), Pós-doutora pela Escola de Educação da UNIRIO (2018). É Professora Adjunta VII de História do CAp UERJ, assim como da disciplina de Estágio Supervisionado de História no Departamento de História da UERJ. Membro do corpo docente do Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica do CAp/ UERJ e do Programa de Pós-Graduação em ensino de História - PROFHISTÓRIA/ UERJ. É bolsista - coordenadora da disciplina de História 2 na Educação (Didática e Metodologia de Ensino de História) no Curso de Pedagogia do CEDERJ/ CECIERJ. Vice-líder do Laboratório de Ensino de História do CAp/ UERJ (LEH-CAp), onde é co-coordenadora da linha de pesquisa Espaços Educativos e Desigualdades. Pesquisadora associada do Grupo de pesquisa GECEC- Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Cultura(s) - da PUC-RIO e do Grupo de pesquisa da UNIRIO denominado ?Grupo de Estudos e Pesquisas Formação de Professores/as, Currículo (s), Interculturalidade e Pedagogias Decoloniais ? GFPPD. Tem experiência em docência, extensão e pesquisas na área de Educação, com ênfase em Ensino de História e Memória, atuando principalmente nas seguintes temáticas: formação de professores, ensino de história, espaços educativos não formais, educação patrimonial, memória, museologia social, interculturalidade e pedagogias decoloniais.

References

ABREU, Regina e CHAGAS, Mário (orgs.). Memória e patrimônio: ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

ACHINTE, Adolfo Albán. Pedagogías de la re-existencia. Artistas indígenas y afrocolombianos. In: WALSH, Catherine. Pedagogías Decoloniais: practicas insurgentes de resistir, (re) existir y (re) vivir. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2013.

ARAÚJO, Helena Maria Marques. Memória e museus: construindo identidades. In: ANDRADE, Marcelo (org.). A diferença que desafia a escola: a prática pedagógica e a pesquisa intercultural. Rio de Janeiro: Quartet, 2009.

ARAÚJO, Helena Maria Marques. Memória e museus: construindo identidades. In: ANDRADE, Marcelo (org.). Memória e produção de saberes em espaços educativos não formais. In: Cadernos do CEOM – Educação Patrimonial, Chapecó: 2007.

ARAÚJO, Helena Maria Marques. Memória e museus: construindo identidades. In: ANDRADE, Marcelo (org.). Museu da Maré: entre educação, memórias e identidades. 2012. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

ARAÚJO, Helena Maria Marques. Memória e museus: construindo identidades. In: ANDRADE, Marcelo (org.). Nos “lugares de memória” também se educa! In: IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e exclusão: didática e avaliação. Anais, Rio de Janeiro,RJ,2015.Disponívelem:<http://www.editorarealize.com.br/revistas/ceduce/trabalhos/TRABALHO_EV047_MD1_SA9_ID975_08062015231752.pdf>.

CAMPOS, Andrelino. Do Quilombo à favela: a produção do espaço criminalizado no Rio de Janeiro. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

CAMPOS, Andrelino. O planejamento urbano e a “invisibilidade” dos afrodescendentes: discriminação étnico-racial, intervenção estatal e segregação socioespacial na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UFRJ, Tese de doutorado, 2006.

CHAGAS, Mário de Souza. Memória e poder: contribuição para a teoria e a prática nos eco museus. In: Site:www.quarteirao.com.br/pdf/mchagas. 2000.

CHAGAS, Mário de Souza. Memória e poder: dois movimentos. Cadernos de Socio museologia no 19, v.19, jun. 2002.

CHAGAS, Mário de Souza. Museu, Memórias e Movimentos sociais. In: Museus Agentes de Mudança Social e Desenvolvimento. Revista Museu. 2008.

DAVIS, Mike. Planeta favela. São Paulo: Boitempo, 2006.

GOMES, Nilma Lino. O movimento Negro Educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2017.

GUZMÁN, Elizabeth Castillo; ORTIZ, Caicedo José Antonio. Las luchas por otras educaciones en el bicentenario: de la iglesia-docente a las educaciones étnicas. Nómadas 33, 2010. Universidad Central. Colombia. p. 109-127.

MIRANDA, Claudia. Apresentação In: WALSH, Catherine. Pedagogías Decoloniais: practicas insurgentes de resistir, (re) existir y (re) vivir. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2013.

MIRANDA, Claudia. Clandestinización y re-existencia diaspórica: horizontes expedicionario e insurgencia en Afroamérica. In: SEPTIEN, Rosa. C.; BIDASECA, Karina. (Org.). Más allá del decenio de los pueblos afrodescendientes. Buenos Aires: Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais, 2017, v. 1, p. 173-184.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. São Paulo: Projeto História, n. 10, dez. 1993.

PABÓN, Iván. Identidad afro: procesos de construcción en las comunidades negras de la Cuenca Chota-Mira. Quito: Editorial Abya Yala, 2007.

POLLACK, Michel. Memória, esquecimento e silêncio. Estudos Históricos. Rio de Janeiro: Ed. CPDOC/ FGV, v. 2, n.3, 1989.

QUIJANO, Aníbal. Dom Quixote e os moinhos de vento na América Latina. Estud. av., Dez 2005, vol.19, no.55, p.9-31.

QUIÑONEZ, Santiago Arboleda. Le han florecido nuevas estrellas al cielo: suficiencias íntimas y clandestinización del pensamiento afrocolombiano. Cali: Poemia sua casa editorial, 2016.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2007.

SALAZAR, Juan García. Papa Rincón: historia de vida. Quito: Ediciones Abya Yala, 2011.

SALAZAR, Juan García. La tradición oral: una herramienta para la etnoeducación. Una propuesta de las comunidades de origen afroamericano para aprender casa adentro, FEDOCA, Esmeraldas, sf.

SARLO, Beatriz. Tempo passado: cultura da memória e guinada subjetiva. São Paulo: Companhia das Letras; Belo Horizonte: UFMG, 2007.

WALSH Catherine & SALAZAR, Juan García. Memoria colectiva, escritura y Estado. Prácticas pedagógicas de existencia afroecuatoriana. Cuadernos de literatura. vol. XIX, n.º38, 2015.

WALSH, Catherine. Pedagogías Decoloniais: practicas insurgentes de resistir, (re) existir y (re) vivir. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2013.

Published

2019-06-28

How to Cite

Miranda, C., & Araújo, H. M. M. (2019). Contra-hegemonic memories and education for ethnico-racial relations: decolonial practices in peripheral contexts. Perspectiva, 37(2), 378–397. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e58787

Issue

Section

Dossiê A Decolonização da Pesquisa em Educação: Culturas Africanas, Afrobrasileiras e Indígenas