O reconhecimento de saberes e competências no Instituto Federal do Tocantins e a formação continuada de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65129

Resumo

Entre as ações de valorização dos profissionais da educação, e da qualidade dessa, estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação 2014/2024, destaca-se a meta 13, que visa a ampliação do número de mestres e doutores nas instituições de ensino superior. Diante de tal contexto, questiona-se: o Instituto Federal do Tocantins – IFTO - tem atendido a essa meta? O presente artigo busca apresentar o atual cenário da formação continuada dos professores no IFTO e o processo de regulamentação da Retribuição por Titulação - RT por meio de Reconhecimento de Saberes e Competências - RSC, de modo a introduzir discussões acerca do RSC, da formação continuada dos docentes e do atendimento à meta 13 do PNE. A pesquisa teve como aporte teórico Tardif (2014), Nóvoa (2002, 2017), Imbernon (2016) e Abrucio (2016), além de basear nas legislações vigentes sobre a formação de professores no Brasil como ponto de partida da discussão proposta. Levantaram-se dados no IFTO, procedendo-se ao mapeamento para identificar a formação atual do quadro docente da instituição, bem como o número de professores com RSC por nível de formação e unidade de lotação. O IFTO possui 75% de mestres e doutores e está próximo a atingir os demais percentuais propostos na meta 13 do PNE. Destaca-se a importância de se discutir sobre tal perspectiva de formação continuada de professores em âmbito nacional. Logo, entende-se que, no processo de valorização do profissional docente, além de incentivos como a RT via RSC, deve constar investimentos com vistas à ampliação da oferta de cursos de pós-graduação em diversas áreas e nas regiões mais carentes desses programas como o Norte do país.

Biografia do Autor

Quenízia Vieira Lopes, Instituto Federal do Tocantins, IFTO

Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba, UFPB. Pedagoga do Instituto Federal do Tocantins, IFTO

Kenya Maria Vieira Lopes, Instituto Federal do Tocantins, IFTO

Professora do Instituto Federal do Tocantins, IFTO

em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRJ

Marco Aurélio Pereira Mello, Instituto Federal do Tocantins, IFTO

Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Juiz de Fora, graduado em Letras, revisor de textos do Instituto Federal do Tocantins – IFTO.

Jocyléia Santana dos Santos, Universidade Federal do Tocantins, UFT

Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre em História, graduada em História. Professora da Fundação Universidade Federal do Tocantins, UFT

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Publicado

2020-10-28

Como Citar

Lopes, Q. V., Lopes, K. M. V., Mello, M. A. P., & Santos, J. S. dos. (2020). O reconhecimento de saberes e competências no Instituto Federal do Tocantins e a formação continuada de professores. Perspectiva, 38(3), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65129