Por uma formação estético-poética de professores de crianças pequenas: elementos para discussão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65286

Resumo

Este artigo apresenta elementos para uma discussão sobre uma formação de professores da Educação Infantil que possa ser estética e poética, ou seja, que considere a estesia e ações por ela desencadeadas como parte fundamental dessa formação que é, antes de tudo, humana e parte de uma cultura. Para iniciar a discussão, apresentamos autores que mostram fragilidades importantes no que diz respeito a certos âmbitos da formação docente, para logo afirmar que conhecimentos vinculados a experiências estético-poéticas nas diferentes formas de linguagem (música, desenho, dança, poesia, pintura, teatro, etc.) precisam ser parte da formação inicial e continuada dos professores de bebês e crianças pequenas. É papel dos formadores que essas experiências sejam consideradas parte desse percurso de forma responsável e reflexiva, e não mais como algo menor ou secundário. Para isso, estabelecemos um diálogo entre os campos da Educação Infantil, da formação de professores e de uma educação estético-poética, para afirmar que uma pedagogia, assim como uma cultura, são construções humanas. Logo, precisam estar em constante movimento para que se possa melhor viver e conviver e, assim, compartilhar conhecimentos com as crianças na escola. Por fim, enfatizamos a importância da construção e ampliação de repertórios culturais (artísticos e científicos) nos espaços de formação como possibilidade para uma docência sensível, autoral, crítica, criadora e presente.

Biografia do Autor

Clarice de Campos Bourscheid, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

Clarice de Campos Bourscheid - é Licenciada em Música/canto pela UFRGS e Especialista em Pedagogia da Arte pela mesma Universidade. É mestre em Educação pela UNISC com dissertação intitulada "escuta estética poética na creche: encontros musicais com bebês e crianças pequenas" (orientação Dra. Sandra Regina Simonis Richter). É doutoranda em Educação pela FACED da UFRGS na Linha Estudos Sobre Infâncias. Seu projeto de tese, já defendido, se chama " encontros entre música e pedagogia na educação infantil: um olhar a partir da formação de professores em contexto" (orientação Dra. Maria Carmen Silveira Barbosa). É professora de música na Escola Despertar de Educação Infantil em Porto Alegre e atua em projetos autônomos nas áreas da Música e da Educação.

Maria Carmen Silveira Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983), especialista em Alfabetização em Classes Populares pelo GEEMPA (1984) e em Problemas no Desenvolvimento Infantil pelo Centro Lidia Coriat (1995), mestre em Planejamento em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987), Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Pós-doutora pela Universitat de Vic, Catalunya, Espanha (2013). Atualmente é Professora Titular na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atua como Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa: Estudos sobre as Infâncias e como Professora Colaboradora no Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul na Linha de Pesquisa Aprendizagem, Tecnologias e Linguagens na Educação. Foi coordenadora do GT 07 - Educação de crianças de 0 a 6 anos, da Anped e participou do Comitê Científico da mesma entidade. É editora da Revista Pátio - Educação infantil e da Revista Infancialatinoamericana em colaboração com oito países. Participa como Comitê Editorial e avaliadora ad-hoc em outras revistas científicas. Atua no Grupo de Estudos em Educação Infantil e Infância - GEIN e como Líder de Pesquisa no CLIQUE - Grupo de pesquisa em linguagens, Currículo e Cotidiano de bebês e crianças pequenas. Orienta teses e dissertações nos seguintes temas: educação básica, educação infantil, infância, formação de professores, creche, pré-escola e alfabetização. Participa do Movimento Interfóruns de Educação Infantil - MIEIB e participou como consultora de Currículo da COEDI/SEB/MEC entre 2008-2016.

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Publicado

2020-10-28

Como Citar

Bourscheid, C. de C., & Barbosa, M. C. S. (2020). Por uma formação estético-poética de professores de crianças pequenas: elementos para discussão. Perspectiva, 38(3), 1–17. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65286