Discursos sobre a leitura: entre a unidade e a pluralidade
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2010v28n2p401Resumen
Este artigo discorre sobre enfoques acerca da leitura que atravessam e constituem discursos correntes sobre essa prática social e seus significados, portanto influentes nos modos como se focalizam objetos e nas análises tecidas em pesquisas sobre letramentos (STREET, 1984; KLEIMAN, 1995; BARTON; HAMILTON; IVANIC 2000; GEE, 2000, 2004). A matriz epistemológica assumida compreende a leitura como prática cultural produzida nas/pelas relações entre grupos humanos, em tempos e espaços sociais específicos, sendo, portanto, variável. Como tal, é perpassada por fenômenos que trazem em seu bojo a necessidade da leitura como prática cultural desejável: o da legitimidade (de crenças coletivas que edificaram a leitura como prática necessária) e o da desigualdade, que diz respeito à distribuição de oportunidades de acesso, à difusão de práticas, competências e objetos (LAHIRE, 2002, 2006). Abordar tais discursos correntes e os enfoques a eles correspondentes permite, por um lado, compreender em que bases os discursos da tradição e do cânone foram produzidos e converteram-se em divisores de águascapazes de distinguir grupos e pessoas, de definir o que conta, o que tem valor, de escalonar e classificar leitores e leituras e, de outro, organizar planos a partir dos quais se pode examinar as práticas de leitura, os sentidos e significados atribuídos a esse fazer e os artefatos culturais acessados pelos sujeitos envolvidos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.