O ENEM no contexto das políticas para o Ensino Médio

Autores/as

  • Paulo Henrique Alves Machado SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO - SEDUC - MT
  • Elizeth Gonzaga dos Santos Lima UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n1p355

Resumen

Este artigo tem como objetivo compreender os determinantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), analisando a política de reforma do Ensino Médio e suas interfaces com a avaliação representada pelo exame, no contexto da promulgação da Lei de Diretrizes e Base no 9.394/96 até o novo ENEM em 2009. A metodologia utilizada partiu de uma abordagem qualitativa, tendo como procedimento a análise de conteúdo dos documentos, sistematizada através de três categorias (avaliação, trabalho e cidadania), cuja empiria constitui-se dos documentos: Parecer CEB nº 15/98, Resolução CNE nº 03/98, Bases legais dos PCNEM, além das portarias nº 438/98 e nº 109/2009. As análises dos documentos que sustentam a reforma do ensino médio mostraram que o ENEM é coerente com a política para essa etapa da Educação Básica, uma vez que seus princípios podem ser identificados tanto na Lei de Diretrizes e Base quanto nos demais documentos analisados. Os resultados da pesquisa também indicaram que os princípios valorizados pelos organismos multilaterais, nos anos de 1990, estão presentes na reforma do ensino médio e tem relação direta com a política neoliberal.

Biografía del autor/a

Paulo Henrique Alves Machado, SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO - SEDUC - MT

Graduado em Letras - Português/Inglês - pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995) e Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela mesma instituição. Atualmente é professor efetivo da SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO (SEDUC - MT) e mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Ralizo pesquisa na linha de "Formação de professores, Políticas e Práticas Pedagógicas", com interesse especial pelo ENEM e políticas públicas para o ensino médio.

Elizeth Gonzaga dos Santos Lima, UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Possui graduação em Pedagogia Campus de Cáceres pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1991), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é professor titular assistente doutor da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação institucional, universidade, tomadas de decisão, avaliação e sentidos.

Publicado

2014-04-30

Cómo citar

Alves Machado, P. H., & Lima, E. G. dos S. (2014). O ENEM no contexto das políticas para o Ensino Médio. Perspectiva, 32(1), 355–373. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n1p355