Reconstruindo a cultura em cooperação mediado pela pedagogia para a infância do Movimento da Escola Moderna portuguesa

Autores/as

  • Maria Assunção Folque Universidade de Évora

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p951

Resumen

Neste artigo procurou-se contribuir para repensar o papel da escola infantil e do educador na sua relação com as crianças e com a sociedade recorrendo às teoria histórico-cultural e da atividade. Convocou-se o conceito de reconstrução cooperada da cultura, uma das finalidades do Movimento da Escola Moderna portuguesa, procurando explicitar e analisar o seu modelo pedagógico na educação de infância. Baseando-nos em pesquisas levadas a cabo quer por académicos, quer por educadores no seio deste movimento de professores, colocou-se o enfoque em elementos centrais desta pedagogia. Estes elementos, refletidos à luz do referencial teórico referido, procuram contribuir para aproximar a escola da cultura, compreendendo as instituições para a infância como espaço de revitalização cultural e social, onde o currículo decorre de uma gestão cooperada e os circuitos de comunicação revitalizam o encontro humano numa construção mútua de significados e de aprendizagens. A análise dos dados empíricos permite igualmente aprontar caminhos ainda por percorrer no sentido de

uma resignificação das práticas educativas institucionais na infância.

Biografía del autor/a

Maria Assunção Folque, Universidade de Évora

Doutora em Educação pelo Institute of Education London University. Professora auxiliar no Departamento de Pedagogia e Educação daUniversidade de Évora, Portugal.

Publicado

2014-05-30

Cómo citar

Folque, M. A. (2014). Reconstruindo a cultura em cooperação mediado pela pedagogia para a infância do Movimento da Escola Moderna portuguesa. Perspectiva, 32(3), 951–975. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v32n3p951