A virada para o século XXI e os desdobramentos das concepções pós-modernas nas políticas de gestão escolar

Autores/as

  • Isaura Monica Souza Zanardini Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Maria Elizabete Sampaio Prado Xavier UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p263

Resumen

Este artigo apresenta reflexões a respeito da reforma da gestão escolar a partir da década de 1990. Esta reforma é implantada sob o argumento de que é necessário modernizar a perspectiva de gestão da escola para torná-la eficiente. Para desenvolver a análise, realizada a partir de pesquisa bibliográfica, o artigo revisita a substituição do taylorismo/fordismo pelo paradigma da acumulação flexível, que apresenta um “novo” modelo de gestão e de controle. Este modelo estaria pautado na ideologia da pós-modernidade. Para evidenciar esta conclusão, discute-se a lógica de gestão/controle do trabalho pautada na racionalidade pós-moderna que acompanha a recuperação dos ideais do liberalismo, procurando apresentar as implicações que essa lógica produz no âmbito da gestão escolar. Observa-se que a organização escolar incorpora este movimento por meio da difusão de hábitos e atitudes e também a partir da adoção dos elementos empregados pela administração que se desenvolve em um conjunto de organizações sociais. Nesse sentido, é tratada a valorização do elemento humano, da implantação de mecanismos de avaliação, da descentralização e autonomia que se constituem como categorias fundamentais para a reforma da gestão em análise. Como um dos resultados evidenciados, destaca-se que a tensão entre as “racionalidades” discutida pela pós-modernidade é de base ideológica e tem em vista a responsabilização dos sujeitos pelos resultados alcançados.

Biografía del autor/a

Isaura Monica Souza Zanardini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Curso de Pedagogia e da Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do
Paraná (UNIOESTE).

Maria Elizabete Sampaio Prado Xavier, UNICAMP

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Publicado

2015-06-18

Cómo citar

Souza Zanardini, I. M., & Xavier, M. E. S. P. (2015). A virada para o século XXI e os desdobramentos das concepções pós-modernas nas políticas de gestão escolar. Perspectiva, 33(1), 263–284. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p263