A virada para o século XXI e os desdobramentos das concepções pós-modernas nas políticas de gestão escolar

Autores

  • Isaura Monica Souza Zanardini Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Maria Elizabete Sampaio Prado Xavier UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p263

Resumo

Este artigo apresenta reflexões a respeito da reforma da gestão escolar a partir da década de 1990. Esta reforma é implantada sob o argumento de que é necessário modernizar a perspectiva de gestão da escola para torná-la eficiente. Para desenvolver a análise, realizada a partir de pesquisa bibliográfica, o artigo revisita a substituição do taylorismo/fordismo pelo paradigma da acumulação flexível, que apresenta um “novo” modelo de gestão e de controle. Este modelo estaria pautado na ideologia da pós-modernidade. Para evidenciar esta conclusão, discute-se a lógica de gestão/controle do trabalho pautada na racionalidade pós-moderna que acompanha a recuperação dos ideais do liberalismo, procurando apresentar as implicações que essa lógica produz no âmbito da gestão escolar. Observa-se que a organização escolar incorpora este movimento por meio da difusão de hábitos e atitudes e também a partir da adoção dos elementos empregados pela administração que se desenvolve em um conjunto de organizações sociais. Nesse sentido, é tratada a valorização do elemento humano, da implantação de mecanismos de avaliação, da descentralização e autonomia que se constituem como categorias fundamentais para a reforma da gestão em análise. Como um dos resultados evidenciados, destaca-se que a tensão entre as “racionalidades” discutida pela pós-modernidade é de base ideológica e tem em vista a responsabilização dos sujeitos pelos resultados alcançados.

Biografia do Autor

Isaura Monica Souza Zanardini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Curso de Pedagogia e da Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do
Paraná (UNIOESTE).

Maria Elizabete Sampaio Prado Xavier, UNICAMP

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Downloads

Publicado

2015-06-18

Como Citar

Souza Zanardini, I. M., & Xavier, M. E. S. P. (2015). A virada para o século XXI e os desdobramentos das concepções pós-modernas nas políticas de gestão escolar. Perspectiva, 33(1), 263–284. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2014v33n1p263