O ECA e a violência na sala de aula: vulnerabilidade da escola brasileira

Autores/as

  • Marilda da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Araraquara.
  • Adriele Gonçalves da Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).
  • Julia Elaine Diniz Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p789

Resumen

Este artigo trata de uma pesquisa quanti-qualitativa exploratória sobre a produção do fenômeno violência em espaço escolar, especificamente a violência cometida por professores em sala de aula contra crianças e adolescentes, explicitando a vulnerabilidade institucional que essa violência gera. O objetivo é abrir uma chave interpretativa sobre violência em sala de aula por professores contra alunos à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do mecanismo da produção da cultura da violência, a partir desse entrecruzamento. As fontes foram o ECA e 184 histórias de escolarização produzidas nos anos de 2004, 2007 e 2010 por alunos do Curso de Pedagogia oferecido pela Faculdade de Ciências e Letras, campus de Araraquara, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), que diziam respeito às experiências vivenciadas na escolarização básica. As narrativas foram trabalhadas por meio de uma inflexão à Análise de Conteúdo, configurando uma análise categorial que permitiu uma base empírica que dialogou, analiticamente, com as prescrições do ECA. Dos resultados pode-se destacar que os professores cometem violência contra alunos na sala de aula de várias maneiras e por diferentes razões em todos os níveis de ensino; o tipo de violência mais cometida é a verbal; o contexto das situações em que ocorrem essa violência é, sobretudo, o de aprendizagem de algum conteúdo; a faixa etária mais atingida é de 8 a 9 anos; o ECA não é respeitado por professores no âmbito da relação professor-aluno. Sendo assim, esse conjunto gera vulnerabilidade da escola. 

Biografía del autor/a

Marilda da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Araraquara.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Araraquara.

Adriele Gonçalves da Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Graduada em Pedagogia e Mestra em Educação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Julia Elaine Diniz, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Graduada em Pedagogia e Mestra em Educação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Publicado

2015-12-31

Cómo citar

da Silva, M., da Silva, A. G., & Diniz, J. E. (2015). O ECA e a violência na sala de aula: vulnerabilidade da escola brasileira. Perspectiva, 33(2), 789–803. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2015v33n2p789