Brasil e Timor-Leste: reflexões sobre formação de professores universitários e cooperação educacional

Autores

  • Raquel Antunes Scartezini
  • Manuel Belo de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p462

Resumo

A cooperação educacional estabelecida entre Brasil e Timor-Leste se pauta no princípio da horizontalidade e prevê a atuação conjunta com vistas à redução das desigualdades sociais. Este princípio também pressupõe que as ações estabelecidas no âmbito da colaboração internacional sejam de caráter transitório, enfocando a solução de problemas específicos que demandam atuação conjunta. No âmbito do apoio ao Ensino Superior, as ações do Programa de Qualificação Docente e Ensino de Língua Portuguesa (PQLP) estão inseridas, principalmente, no contexto da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL) em atividades de ensino, pesquisa e extensão. No caso específico das atividades de ensino, pressupõe-se que as aulas sejam ministradas em codocência de forma a contribuir para a formação do atual quadro docente, tanto o brasileiro quanto o timorense. Este artigo visa refletir sobre as atividades da cooperação educacional brasileira desenvolvidas no Ensino Superior em Timor-Leste, indagando se estas têm contribuído para a formação e o aperfeiçoamento de docentes universitários de ambos os países. Sendo assim, apresenta-se uma breve revisão teórica sobre a importância da formação pedagógica do professor do Ensino Superior, muitas vezes relegada a segundo plano nas Instituições de Ensino Superior tanto do Brasil quanto de Timor-Leste. Posteriormente, destaca-se as potencialidades das atividades de codocência na formação do professor universitário de ambos os países. Finalmente, conclui-se que os resultados dessa cooperação bilateral horizontal são bastante expressivos e que a codocência contribui para a formação pedagógica dos professores de ambos países. Além disso, observam-se ganhos na aprendizagem da língua portuguesa pelos professores e estudantes timorenses.

Biografia do Autor

Raquel Antunes Scartezini

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Articuladora Geral do Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste (PQLP), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Manuel Belo de Carvalho

Licenciado em Ensino da Língua e Literatura Indonésia na Universidade Timor-Timur. Professor do Departamento de Formação de Professores do Ensino Básico da Faculdade de Educação, Artes e Humanidades da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL). 

Downloads

Publicado

2016-10-25

Como Citar

Scartezini, R. A., & Carvalho, M. B. de. (2016). Brasil e Timor-Leste: reflexões sobre formação de professores universitários e cooperação educacional. Perspectiva, 34(2), 462–484. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n2p462