Trabalho pedagógico: dimensões e possibilidade de práxis pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n3p722Abstract
Este texto objetiva articular e sistematizar argumentos e elaborações de sentidos sobre trabalho pedagógico, apresentando um modelo multidimensional que, nessa perspectiva, pensa-se que pode melhor explicitar esta categoria. Partiu-se de um conceito de pedagógico como o trabalho relacionado ao campo da Pedagogia que objetiva a produção do conhecimento. Com base nesse conceito amplo, foram elaboradas subcategorias, índices e estabelecidas relações entre eles. Obteve-se, então, sentidos menores, que, articulados entre si, garantem uma reelaboração conceitual mais ampla. Esta sequência metodológica assemelha-se ao percurso de escrita deste texto: parte-se da descrição de entendimentos de trabalho pedagógico, a partir de um modelo contendo dimensões deste trabalho específico e suas articulações, e, com base nessa multidimensionalidade, apresenta-se outra, que se entende mais elaborada como conceituação de trabalho pedagógico, aproximando-o da práxis pedagógica, tendo a escola como contexto.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2018 Rodrigo Cardozo Fuentes, Liliana Soares Ferreira

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
