Potencialidades e desafios no processo de formação de nutricionistas

Autores

  • Vivian Breglia Rosa Vieira Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ
  • Carla Rosane Paz Arruda Teo Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ https://orcid.org/0000-0002-1534-6261
  • Fátima Ferretti Tombini Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p308

Resumo

Este artigo descreve as potencialidades e os desafios vivenciados por professoras e estudantes de um curso de Nutrição catarinense, no processo de reorientação da formação profissional, a partir da articulação do ensino com cenários de práticas. Trata-se de um estudo do tipo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados deu-se através de grupo focal e entrevista semiestruturada. Caracterizaram-se como potencialidades: o acolhimento dos estudantes nos cenários de práticas dos municípios da região de inserção da Instituição de Ensino Superior; a boa receptividade dos estudantes provocada pela ausência de nutricionista na área da nutrição coletiva; e a interdisciplinaridade e multidisciplinaridade promovidas pelos programas e projetos de reorientação da formação profissional e de extensão. Os desafios identificados foram: a recepção e o acolhimento dos estudantes nos cenários de práticas locais; o acolhimento da comunidade e de profissionais com relação às orientações técnicas dadas pelos estudantes; a burocracia dos locais para receber estudantes; a saturação dos cenários de práticas; a participação de estudantes nas atividades propostas pelas professoras; a ausência de nutricionistas nos campos de prática da nutrição clínica e social; as concepções limitadas de interdisciplinaridade e multidisciplinaridade; e a fragmentação de saberes. Conclui-se que é preciso promover o fortalecimento das parcerias entre as instituições de ensino e saúde para qualificar o processo de formação. Faz-se necessário avançar para vencer, principalmente, as barreiras que tolhem o processo de articulação do ensino com os cenários de práticas, pois esses obstáculos impedem que o processo de reorientação da formação profissional em saúde aconteça de maneira eficaz.

Biografia do Autor

Vivian Breglia Rosa Vieira, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Nutricionista. Mestre em Ciências da Saúde. Docente do curso de Nutrição da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ. Endereço eletrônico: vivian.vieira@unochapeco.edu.br (telefone: 49 9987-3038)

Carla Rosane Paz Arruda Teo, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Nutricionista. Doutora em Ciências dos Alimentos. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências da Saúde e do curso de Nutrição da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ. Endereço: Av. Senador Atílio Fontana, 591-E (Área de Ciências da Saúde). Endereço eletrônico: carlateo@unochapeco.edu.br (telefone: 49 3321-8215)

Fátima Ferretti Tombini, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Fisioterapeuta. Doutora em Ciências/Saúde Coletiva. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências da Saúde e do curso de Fisioterapia da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ. Endereço: Av. Senador Atílio Fontana, 591-E (Área de Ciências da Saúde). Endereço eletrônico: ferrettifisio@yahoo.com.br (telefone: 49 3321-8215)

Downloads

Publicado

2018-04-25

Como Citar

Breglia Rosa Vieira, V., Paz Arruda Teo, C. R., & Ferretti Tombini, F. (2018). Potencialidades e desafios no processo de formação de nutricionistas. Perspectiva, 36(1), 308–329. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p308