Gestión Escolar en Brasil: reflexiones desde la perspectiva de la Reforma del Estado y la modernización de la Gestión Pública

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n3p1052

Resumen

En este artículo se pretende reflexionar sobre las relaciones entre la reforma del Estado brasileño, la modernización de la gestión pública y sus conexiones con la reforma educacional brasileña desde la década de 1990, llevando en cuenta el impacto de estas referencias y sus consecuencias en el modelo de gestión escolar diseñado para las escuelas públicas. El texto adopta una perspectiva crítica con relación a las condiciones históricas, políticas y económicas en las que la Reforma Educativa se llevó a cabo en Brasil. Primero se levantan reflexiones sobre escenario geopolítico de modernización de las economías en la perspectiva de gestión a nivel global. En la segunda parte, al hacer una relación de ese contexto macro histórico a nivel nacional, nos dimos cuenta de una cierta interferencia en relación con las políticas públicas para la modernización del Estado y Gestión Pública en Brasil. En la tercera y última parte se trata de las conexiones entre la Reforma del Estado y la Reforma de la Educación Brasileña.

Biografía del autor/a

Leila Procópia do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2015). Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2001) e Graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). É professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Centro de Ciências da Educação - CED/Departamento de Metodologia de Ensino - MEN. É Líder e Pesquisadora do ObservES - Observatório da Escola e Sociedade (UFSC/Grupos CNPq). Integrante do Núcleo de Estudos em Ensino de Geografia - NEPEGeo e Coordenadora do Projeto PIBID / Geografia / UFSC 2018/2019. Leciona e desenvolve pesquisas sobre: Didática, Organização e Gestão Escolar, Projeto Político Pedagógico, Formação de Professores, Ensino de Geografia, Educação Geográfica e Geografia e Infância.

Valeska Nahas Guimarães, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1973), mestrado em Engenharia de Produção [Industrial] pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995). Realizou estágio de capacitação em Portugal na Faculdade de Ciência e Tecnologia (1988-1989). Participou de Projeto de Cooperação Internacional Brasil-Portugal - CAPES/GRICES (2000-2005). Foi bolsista de PQ do CNPq (1996-2005). Entre 2013 e setembro de 2018 atuou como docente, coordenadora pedagógica e orientadora metodológica no Mestrado Profissional em Agroecossistemas da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é pesquisadora associada do Laboratório de Educação no Campo e Reforma Agrária - LECERA/CCA/UFSC. Tem experiência na área de Administração e Gestão; Métodos de Pesquisa, Pesquisa Qualitativa em Ciências Sociais Aplicadas e Agroecologia; Metodologia de Elaboração de Projetos Científicos;Tópicos Específicos de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas:gestão da inovação; transformações organizacionais; inovações tecnológicas e gerenciais; gestão democrática; tecnologias sociais; democracia organizacional; autogestão; gestão do trabalho; formas coletivistas de gestão; relações de trabalho;flexibilização do trabalho; trabalho voluntário; trabalho, educação e agroecologia. Coordena o Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Inovação e do Trabalho - NINEIT desde 1996.

Publicado

2018-10-23

Cómo citar

do Nascimento, L. P., & Guimarães, V. N. (2018). Gestión Escolar en Brasil: reflexiones desde la perspectiva de la Reforma del Estado y la modernización de la Gestión Pública. Perspectiva, 36(3), 1052–1071. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n3p1052