La actuación de los egresados de la licenciatura intercultural indígena Teko Arandu en el cono sur de Mato Grosso del Sur

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65028

Resumen

La educación escolar indígena delinea la política educativa de formación específica para profesores indígenas en Brasil. Ellos se habilitan para construir, con sus comunidades y socios, la identidad específica de sus escuelas indígenas. Se pretende asignar a los profesores / as Guaraníes / Kaiowá, egresados de la Licenciatura Intercultural Indígena - Teko Arandu (Vivir con Sabiduría), de las cinco clases diplomadas entre 2011 y 2018 por la Universidad Federal de la Grande Dourados (UFGD). Con investigación empírica del tipo etnográfico y documental, se produjeron datos cuantitativos y cualitativos sobre los concluyentes, analizados a partir de la perspectiva de la interculturalidad crítica. Se realizó la identificación de los egresados en los archivos de la secretaría académica de la UFGD y del curso; se completó la investigación documental por medio de diálogo con profesoras del curso, para verificar municipios / tierras indígenas / comunidades de dónde vinieron tales egresados a la UFGD. La segunda fase priorizó el trabajo de campo en las secretarías municipales y en las escuelas indígenas, espacios de recogida de datos de ocupación. Se desprende que, de los 225 diplomados, el 90,6% estaban actuando en las escuelas indígenas del Territorio Etnoeducacional Cono Sur en el año 2018; de ellos, el 38,2% eran funcionarios y el 61,8% contratados.

Biografía del autor/a

Noemia dos Santos Pereira Moura, Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD

Graduada em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1990), mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001) e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Professora associada I da Universidade Federal da Grande Dourados, atuante na Faculdade de Ciências Humanas, no Curso de Ciências Sociais e no Programa de Mestrado em Antropologia. Com experiência de ensino, pesquisa, orientação e extensão em História e Antropologia, com ênfase em História Indígena e Etnologia Indígena.Desenvolveu pesquisas de pós graduação junto ao povo indígena Terena no âmbito da religiosidade, apropriação,protagonismo e ressignificação. Atualmente as atividades estão voltadas para as políticas públicas em educação escolar indígena com foco nos povos Guarani, Kaiowá e Terena,no ensino superior e na educação básica. Atuou na Coordenação e Vice-coordenação do Programa de Mestrado em Antropologia da UFGD (PPGAnt) de 2013-2017 constituindo o corpo docente permanente e na Coordenação Institucional do PIBID/UFGD de 2010-2018.Tem três orientações de mestrado concluídas e três orientações em andamento, das quais duas com financiamento FUNDECT e uma da CAPES. Está realizando o Pós-doc na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) no Mestrado em Educação - Campus de Paranaíba, sob a supervisão da Profª Doutora Andréia Nunes Militão, com bolsa PNPS/CAPES.

Andréia Nunes Militão, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS

Professora Adjunta Doutora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS, atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras/Espanhol e docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (nível de Mestrado). Possui Graduação em História (UNESP, 1998), Mestrado em História (UNESP, 2001), Graduação em Pedagogia (União das Faculdades dos Grandes Lagos, 2011) e Doutorado em Educação (UNESP, 2015). Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade do Minho sob supervisão do Prof. Dr. Licínio Lima. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa "Políticas Educacionais e Formação de Professores? (GEPPEF-UEMS-UFGD) e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE-UNICAMP). É coordenadora do GT 08 da ANPED/Centro-Oeste e Parecerista Ad Hoc do GT 08 da ANPED. É associada à ANFOPE, ANPAE e CEDES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas e programas educacionais, administração/gestão educacional, qualidade da educação, formação de professores, valorização profissional, PNE, CONAE e educação de tempo integral.

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Publicado

2020-12-31

Cómo citar

Moura, N. dos S. P., & Militão, A. N. (2020). La actuación de los egresados de la licenciatura intercultural indígena Teko Arandu en el cono sur de Mato Grosso del Sur. Perspectiva, 38(3), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65028