The performance of egress students from the Teko Arandu indigenous intercultural graduation course in the south cone of Mato Grosso do Sul

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65028

Abstract

The indigenous school education outlines the educational policy of specific training for indigenous teachers in Brazil. Indigenous teachers are qualified to build, with their communities and partners, the particular identity of their indigenous schools. The objective is to map the Guarani/Kaiowá teachers, graduates of the Teko Arandu Intercultural Indigenous graduation course - (Living with Wisdom), from the five classes graduated between 2011 and 2018 by the Federal University of Grande Dourados (UFGD). With empirical research of ethnographic and documentary type, were produced quantitative and qualitative data on the students, analyzed from the perspective of critical interculturality. The egress students were identified in the archives of the academic secretariat of the UFGD and the course; the documentary research was completed through a dialogue with teachers of the graduation course, to verify municipalities/indigenous lands/communities from where these graduates came to the UFGD. The second phase prioritized the fieldwork in the municipal secretariats and the indigenous schools’ spaces of collection of stocking data. It appears that, from the 225 graduates, 90.6% were working in the indigenous schools in the South Cone Ethno-educational Territory in 2018; 38.2% were public servants, and 61.8% were hired through contract.

Author Biographies

Noemia dos Santos Pereira Moura, Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD

Graduada em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1990), mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001) e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Professora associada I da Universidade Federal da Grande Dourados, atuante na Faculdade de Ciências Humanas, no Curso de Ciências Sociais e no Programa de Mestrado em Antropologia. Com experiência de ensino, pesquisa, orientação e extensão em História e Antropologia, com ênfase em História Indígena e Etnologia Indígena.Desenvolveu pesquisas de pós graduação junto ao povo indígena Terena no âmbito da religiosidade, apropriação,protagonismo e ressignificação. Atualmente as atividades estão voltadas para as políticas públicas em educação escolar indígena com foco nos povos Guarani, Kaiowá e Terena,no ensino superior e na educação básica. Atuou na Coordenação e Vice-coordenação do Programa de Mestrado em Antropologia da UFGD (PPGAnt) de 2013-2017 constituindo o corpo docente permanente e na Coordenação Institucional do PIBID/UFGD de 2010-2018.Tem três orientações de mestrado concluídas e três orientações em andamento, das quais duas com financiamento FUNDECT e uma da CAPES. Está realizando o Pós-doc na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) no Mestrado em Educação - Campus de Paranaíba, sob a supervisão da Profª Doutora Andréia Nunes Militão, com bolsa PNPS/CAPES.

Andréia Nunes Militão, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS

Professora Adjunta Doutora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS, atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras/Espanhol e docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (nível de Mestrado). Possui Graduação em História (UNESP, 1998), Mestrado em História (UNESP, 2001), Graduação em Pedagogia (União das Faculdades dos Grandes Lagos, 2011) e Doutorado em Educação (UNESP, 2015). Realizou Doutorado Sanduíche na Universidade do Minho sob supervisão do Prof. Dr. Licínio Lima. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa "Políticas Educacionais e Formação de Professores? (GEPPEF-UEMS-UFGD) e integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE-UNICAMP). É coordenadora do GT 08 da ANPED/Centro-Oeste e Parecerista Ad Hoc do GT 08 da ANPED. É associada à ANFOPE, ANPAE e CEDES. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas e programas educacionais, administração/gestão educacional, qualidade da educação, formação de professores, valorização profissional, PNE, CONAE e educação de tempo integral.

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Published

2020-12-31

How to Cite

Moura, N. dos S. P., & Militão, A. N. (2020). The performance of egress students from the Teko Arandu indigenous intercultural graduation course in the south cone of Mato Grosso do Sul. Perspectiva, 38(3), 1–21. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e65028