Flipgrid: um app de vídeo para o intercâmbio virtual, a proximidade e a aprendizagem de línguas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70066

Resumo

Nos intercâmbios virtuais, o primeiro contato entre os estudantes é um momento chave, já que determina a forma como os estudantes se relacionarão entre si durante todo o processo de aprendizagem. O aplicativo Flipgrid pode ser uma ferramenta útil para desenvolver um primeiro contato tanto em projetos de telecolaboração como em contextos educativos digitais. O objetivo desse artigo é explorar as estratégias técnicas, comunicativas e afetivas que os estudantes que participaram em o projeto de telecolaboração HI-UB durante o semestre de primavera de 2019 utilizaram em suas primeiras interações para alcançar a proximidade. Os dados foram obtidos tanto das gravações em vídeo realizadas em Flipgrid por 22 alunos do programa de Máster da Universidade de Barcelona e 11 estudantes de espanhol como língua estrangeira da Universidade de Islândia, como de suas reflexões. Os resultados mostram que este primeiro encontro assíncrono em vídeo lhes foi útil, já que os ajudou a reduzir a ansiedade, proporcionou uma boa atmosfera emocional e fomentou sua motivação às tarefas posteriores do projeto de telecolaboração.

Biografia do Autor

Pilar Concheiro, Universidad de Islandia

Facultad de Humanidades. Departamento de lenguas extranjeras.

Referências

CHEN, Chih.-Min; LEE, Tai-Hung. Emotion recognition and communication for reducing second-language speaking anxiety in a web-based one-to-one synchronous learning environment. British Journal of Educational Technology, v. 42, núm 3, p. 417–440, 2011. doi: 10.1111/j.1467-8535.2009.01035.x.

COUNCIL OF EUROPE. Common European framework of reference for languages: Learning, teaching, assessment. Cambridge, U.K: Press Syndicate of the University of Cambridge, 2001.

DEWAELE, Jean Marc. Emotions in multiple languages. Basingstoke (UK): Palgrave Macmillan, 2013.

DÖRNYEI, Zoltán. Research Methods in Applied Linguistics. Oxford: Oxford University Press, 2007.

DÖRNYEI, Zoltán; RYAN, Stephen. The psychology of the second language learner revisited. New York: Routledge, 2015.

GARRISON, D. Randy & ANDERSON, Terry. E–Learning in the 21st century: A framework for research and practice. London: Routledge/Falmer, 2003.

GARRISON, D. Randy; ANDERSON, Terrry; ARCHER, Walter. Critical inquiry in a text-based environment: Computer conferencing in higher education. The Internet and Higher Education, v. 2, núm 2–3, p. 87–105, 1999. doi: 10.1016/S1096-7516(00)00016-6.

HORWITS, Elaine K.; HORWITS, Michael B.; COPE, Joann. Foreign Language Classroom Anxiety, The Modern Language Journal, vol. 70, núm 2, p. 125-132, 1986. doi: 10.1111/j.1540-4781.1986.tb05256.x.

HORWITS, Elaine. K.. Preliminary evidence for the reliability and validity of a Foreign Language Anxiety Scale. TESOL Quarterly, vol. 20, núm 3, p. 559-562, 1986. doi: 10.2307/3586302

JENSEN, Eva Dam; VINTHER, Thora. Video in Foreign Language Teaching. System, vol. 6, núm 1, 1978, p. 25-29, 1978. doi: doi.org/10.1016/0346-251X(78)90019-2.

KORZERNNY, Felipe. A Theory of Electronic Propinquity: Mediated Communication in Organizations, Communication Research, vol. 5, núm 1, 1978. doi: 10.1177/009365027800500101.

O’DOWD, Robert. From telecollaboration to virtual exchange: state-of-the-art and the role of UNICollaboration in moving forward. Journal of Virtual Exchange, vol. 1, p. 1-23, 2018. doi: 10.14705/rpnet.2018.jve.1

PISARENKO, Veronika. Teaching a Foreign Language Using Videos. Social Sciences, vol. 6, 125, 2017. doi: 10.3390/socsci6040125.

ROURKE, Liam; ANDERSON, Terry; GARRISON, D. Randy & ARCHER, Walter. Assessing social presence in asynchronous, text-based computer conferencing. Journal of Distance Education, vol. 14, núm 3, p. 51-70, 2001. Disponible en: https://core.ac.uk/download/pdf/58774853.pdf

SATAR, Müge. Sustaining multimodal language learner interactions online. Calico Journal, vol. 32, núm 3, p. 480-507, 2015. doi: 10.1558/cj.v32i3.26508.

TSCHINER, Erwin. Videoclips, input processing and language learning. In CHAN, W.M.; CHIN, K. M.; NAGAMI, N; SUTHIWAN, T. (eds). Media in Foreign Language Teaching and Learning, Götingen, De Gruytier, 2011, p. 25-42.

MARINETTI, Claudia, MOORE Penny, LUCAS Pablo, PARKINSON, Brian. Emotions in Social Interactions: Unfolding Emotional Experience. In: Cowie R., Pelachaud C., Petta P. (eds) Emotion-Oriented Systems. Cognitive Technologies. Springer, Berlin, Heidelberg, 2011. doi: 10.1007/978-3-642-15184-2_3.

MÜLLER-HARTMANN, Andreas; O’DOWD, Robert and EVALUATE team (2017). A Training Manual on Telecollaboration for Teacher trainers. Disponible en: https://www.evaluateproject.eu/evlt-data/uploads/2017/09/Training-Manual_EVALUATE.pdf

WALTHER, Joseph. B. & BAZAROVA, Natalya. N. Validation and application of electronic propinquity theory to computer-mediated communication in groups, Communication Research, vol. 35, núm 5, p. 622-645, 2008. doi: 10.1177/0093650208321783.

Publicado

2021-02-23

Como Citar

Concheiro, P., Espejel, O., & Pujolà, J.-T. (2021). Flipgrid: um app de vídeo para o intercâmbio virtual, a proximidade e a aprendizagem de línguas. Perspectiva, 39(1), 1–17. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e70066

Edição

Seção

Dossiê APPrendizagem na Era Digital: (re)conhecimentos em contexto escolar