Aproximando-se da escola: algumas considerações à luz das idéias de Michel Foucault
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumen
Este artículo es una tentativa de descripción de las practicas escolares cotidianas referentes a las estrategias y al exercicio del poder disciplinar, analizadas, a la luz de Michel Foucault. Paralelamente, descrive y discute las observaciones de la autora sobre el primero dia de clases en un curso de primero ano en una escuela de los alrededores urbanos del sistema publico de las escuelas municipales de Florianópolis. Através de la descripción positiva, se busca el entendimiento de los exercicios de dominación en el territorio escolar. ConclGyese que esa descripción exahustiva y la comprensión de las estrategias del poder disciplinar son necesarios para todos aquellos que vislumbran la desarticulación de los exercicios de dominación independiente del lugar donde estas sean realizados.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
