La educación para el desarrollo sostenible y la formación de educadores/profesores
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumen
En el presente artículo comienza por un análisis sucinto de los conceptos de Desarrollo Sostenible (DS) y de Educación para el Desarrollo Sostenible (EDS). Posteriormente, se realizan breves consideraciones sobre los modelos de formación de profesores y de los principales componentes de los currículos universitarios de formación inicial, presentando algunas sugestiones para su reformulación, incluyendo vertientes que capaciten a los profesores como agentes de cambio en la construcción del DS. Finalmente, es discutida una matriz geopolítica y cultural, en un contexto ibérico y sur americano y, en particular, luso-brasilero, para la coordinación de investigaciones y acciones de la formación del profesorado para un futuro sostenible.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
