Encontros entre prática e pesquisa de ensino: Oralidade e letra¬mento no ensino da escrita

Autores

  • Manoel Luiz Gonçalves Correa USP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2010v28n2p625

Resumo

Neste trabalho, parte-se do processo de constituição dos gêneros discursivos,
tomando-se como noção teórica central a de relações intergenéricas  (BAKHTIN, 1992). Tipos de letramentos, oralidade e heterogeneidade da escrita são os recursos pelos quais se investiga tanto o uso de provérbios parodiados na internet e em redações de vestibular, quanto o uso de temporalidades de diferentes ordens no processo de constituição dessas redações. Como resultado, evidencia-se a produtividade do encontro entre prática de pesquisa e ensino, mesmo que se reconheça que o tratamento teórico-metodológico do objeto de pesquisa não se transfere como tal para a atividade de ensinar.

Downloads

Publicado

2010-07-14

Como Citar

Correa, M. L. G. (2010). Encontros entre prática e pesquisa de ensino: Oralidade e letra¬mento no ensino da escrita. Perspectiva, 28(2), 625–648. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2010v28n2p625