Avaliação formal em filosofia: considerações dirigidas ao ensino médio

Autores

  • Marcelo Prates Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Antonio Carlos Persegueiro Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1109

Resumo

O texto aborda a avaliação formal e discute a retomada de sentido junto à elaboração e operacionalização desta atividade. Foca-se na Disciplina de Filosofia, ofertada no Ensino Médio (Educação Geral e Médio Profissionalizante) e sinaliza a condição de maior proximidade entre Conteúdos Programáticos e alunos(as). Para tanto, busca enaltecer o diálogo e a mediação, capacidades indeléveis ao docente, direcionando-as às atividades avaliativas. Assim procedendo, considerada a obrigatoriedade das referidas nesta e em demais fases da educação escolar, de que modo o docente poderá cultivar e, constantemente, atualizar o sentido das avaliações formais, sobretudo nas etapas de preparação e aplicação? No intuito de oferecer uma resposta propositiva, recorrer-se-á, de forma específica, às Orientações Curriculares Nacionais, na parte destinada à Filosofia. No entanto, para não incorrer em enunciações gerais, ou que fujam à questão, conjugar-se-ão os apontamentos decorrentes às Diretrizes Curriculares da Educação Básica/SEED-PR. Por meio da presente convergência, serão auferidos contributos voltados ao equacionamento de demandas originadas no campo avaliativo, incontornáveis aos(as) graduandos(as) e egressos das Licenciaturas em Filosofia.

Biografia do Autor

Marcelo Prates, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Colaborador da Universidade Estadual
do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO).

Antonio Carlos Persegueiro, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professor colaborador da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO).

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Publicado

2017-12-21

Como Citar

Prates, M., & Persegueiro, A. C. (2017). Avaliação formal em filosofia: considerações dirigidas ao ensino médio. Perspectiva, 35(4), 1109–1124. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2017v35n4p1109

Edição

Seção

Filosofia, Arte e Educação: Experiências em Pensamento