Pesquisas em formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática sob a perspectiva da articulação entre o conhecimento do professor e a prática
DOI :
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n2p538Résumé
Neste artigo, investigam-se as pesquisas de doutorado que tomam como foco a formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática, evidenciando-se a articulação entre o conhecimento docente e a prática. Apresentam-se alguns resultados da segunda fase do projeto universal intitulado “Mapeamento e estado da arte da pesquisa brasileira sobre o professor que ensina Matemática”, que teve como objetivo principal mapear, descrever e sistematizar as pesquisas brasileiras sobre o professor que ensina Matemática (PEM) produzidas em programas de Pós-Graduação stricto sensu das áreas de Educação e Ensino da Capes no período de 2001 a 2012. Neste artigo, discutem-se os tipos de perguntas/questões investigativas evidenciadas nas pesquisas de doutorado que tratam dos processos conjuntos de formação inicial e continuada (FIC) de professores, do ponto de vista das articulações entre o conhecimento para/na/da prática (Cochran-Smith e Lytle). Nove pesquisas foram investigadas e analisadas, segundo os seguintes eixos: saberes e competências; atitudes, crenças e concepções; identidade e profissionalidade do PEM; formação, aprendizagem e desenvolvimento profissional do PEM; atuação, pensamento ou saberes do formador de PEM. Os resultados evidenciam que tais pesquisas reconhecem a importância da partilha, da interação, da aprendizagem com o outro, das práticas compartilhadas nos grupos de formação (disciplinas e/ou grupos) com professores, formadores e futuros professores. Assim, os professores podem aprender transformando as suas próprias salas de aula em ambientes de investigação, de reflexão e de ressignificação da própria prática.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Regina Célia Grando, Rosana Miskulin 2018

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
