A transmissão de conhecimentos como condição para a criatividade: o papel diretivo do professor e a criança feliz
DOI :
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2019.e53237Résumé
Este artigo versa sobre o desenvolvimento histórico-social da criatividade. Pretende-se mostrar que a criatividade não é um potencial individual inato que se desenvolve por meio de interações espontâneas com o ambiente cultural e tampouco contrária à transmissão sistemática de conhecimento. Assim, começamos o artigo com a problemática sobre a dicotomia entre criatividade e liberdade. Em seguida, nos dedicamos brevemente sobre o desenvolvimento psicológico humano, mais especificamente, da função psíquica imaginação, evidenciando que a criatividade exige transmissão de conhecimentos. Por fim, tecemos algumas considerações sobre o papel da educação escolar no processo de humanização dos indivíduos e ao desenvolvimento da criatividade.Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Maria Cláudia da Silva Saccomani, Ana Carolina Galvão Marsiglia 2019

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
