Avaliação diagnóstica do ensino de ciências naturais a nível de 8ª série

Autores

  • André Valdir Zunino Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Testes teóricos (1700 alunos) e práticos (250 alunos) sobre conteúdos de Ciências Naturais foram aplicados a alunos de 8ª séries do 1º grau, os quais objetivaram investigar se os respondentes tinham habilidades e atitudes científicas. Empregou-se como intrumentos categorias do conhecimento científico assim hierarquizados: empregar símbolos e convenções científicas; empregar aparelhos e instrumentos de medidas; fazer observações; interpretar e aplicar conceitos científicos; planejar e executar experimentos. Os resultados demonstraram uma baixíssima performance dos alunos principalmente nos testes práticos e em especial na habilidade de resolver problemas. Estes resultados confirmam as hipóteses de que o ensino nesta área de saber é pobre na capacidade de conduzir os educandos a elaborar, interpretar, fazer inferências e aplicar conhecimentos em novas situações, isto é, o ensino é dogmático e memorístico.

Biografia do Autor

André Valdir Zunino, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis

Graduação em Química pela Furb (1972) , mestrado em Química pela UFSC (1977) , doutorado em Química pela University of East Anglia (1983) , pós-doutorado pela University of East Anglia (1984) e pós-doutorado pela Rohempton Institute (1993) . Atualmente é professor da UNISUL

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq.

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Publicado

1991-01-01

Como Citar

Zunino, A. V. (1991). Avaliação diagnóstica do ensino de ciências naturais a nível de 8ª série. Perspectiva, 9(16), 170–184. https://doi.org/10.5007/%x

Edição

Seção

Artigos