Revisão integrativa sobre programas de mentoria no ensino superior brasileiro
DOI :
https://doi.org/10.5007/2175-795X.2025.e96936Mots-clés :
Mentoria, Universidade, Metodologias ativasRésumé
A mentoria universitária é um processo que favorece o desenvolvimento de competências tangenciais na graduação, as quais estão relacionadas a aspectos acadêmicos, profissionais e psicossociais. O objetivo deste estudo é compreender o que são os programas de mentoria na universidade, identificando cursos que utilizam essa prática e os tipos existentes, descrevendo suas estruturas e modos de funcionamento, bem como identificando seus objetivos e resultados. Trata-se de um estudo de revisão de literatura de caráter integrativo, desenvolvido com base nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) “programas de mentoria” e “universidade”, por meio de buscas nas bases de dados SciELO, BVS e Periódicos CAPES. Foram analisados 21 artigos na íntegra, e as categorias de análise envolveram a identificação de objetivos, tipos, procedimentos, papéis dos participantes, dinâmicas dos encontros, tempo, regularidade e resultados dos programas de mentoria na universidade. Conclui-se que a maior parte dos programas de mentoria identificados nesta revisão refere-se a escolas médicas, sendo formais e realizados de forma mista, em grupos ou em pares. Esses programas têm como objetivos principais o acolhimento e a integração, proporcionando espaços de escuta e expressão aos estudantes, especialmente aos ingressantes. Os mentores, em sua maioria, são docentes, e os resultados descritos apontam efeitos positivos no acolhimento e integração, favorecendo o fortalecimento de vínculos e contribuindo para a formação no contexto do Ensino Superior.
Références
Acherman, Natália Dilella; Ribeiro, Adalgisa Peixoto; Lima, Lucas Martins de; Cavalcanti, Ana Carolina Damasceno; Miranda, Thassiane Kelly Quintão; Oliveira, Graziella Lage. Mentoria entre pares: percepções de suporte social e ambiente educacional de estudantes de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, Belo Horizonte, v.45, sup 1, e100, p.1-8, 2021. ISSN 1981-5271. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210080. Acesso: 11 de set. de 2023.
Albuquerque, Iana Ciara Santos; Silva, Rebecca Paiva de Araújo; Duarte, Alice Mendes; Oliveira, Letícia Souza; Silva, Paula Barros de Lins; Medeiros Júnior, Fabiano César; Viegas, Nicolas Sartori; Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz. Desafios da pandemia para a mentoria: o papel dos mentores juniores e das redes sociais. Revista Brasileira de Educação Médica, Natal, v.45, sup1, e-117, p.1-6, 2021. ISSN 1981-5271. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210137. Acesso: 04 de set. de 2023.
Barros, Gisele Curi; Ferraz, Victor Evangelista de Faria; Panúncio-Pinto, Maria Paula. Implementação de um programa de mentoring para estudantes de graduação em saúde: a experiência da FMRP-USP. Revista Brasileira de Educação Médica, Ribeirão Preto, v.45, sup 1, e115, p.1-6, 2021. ISSN 1981-5271. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210135. Acesso: 06 de set. de 2023.
Brasil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.google.com/url?q=https://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/lei9394.pdf&sa=D&source=docs&ust=1750527739359205&usg=AOvVaw1KXgQeWwdpIkkELdSnlGRm. Acesso: 22 de jun. 2025.
Brondani, Patrícia Gonçalves de Moraes; Santos, Adelair Helena; Oliveira, Ana Maria; Anunciação, Carlos Eduardo; Garcia-Zapata, Marco Túlio Antônio; Pereira, Maria Amélia Dias. Um programa de mentoria para estudantes de Medicina de uma universidade do Centro-Oeste brasileiro. Revista Brasileira de Educação Médica, Goiânia, v.45, sup.1, e106, 2021. ISSN 1981-5271. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210105. Acesso: 24 de ago. de 2023.
Browne, Rebecca; Jarjoura, G. Roger; Keller, Thomas E.; Tanyu, Manolya; Herrera, Carla; Schwartz, Sarah E. O. Mentoring and depressive symptoms of youth: examining prospective and interactive associations with mentoring relationship quality. American Journal of Community Psychology, v.70, p.291-304, 2022. ISSN 15206629. DOI: 10.1002/ajcp.12608. Acesso: 20 de set. de 2023.
Burgess, Annette; Diggele, Christie van; Mellis, Craig. Mentorship in the health professions: a review. The clinical teacher, Sydney, v.15, p.197-202, 2018. ISSN 1743-4971. DOI: https://doi.org/10.1111/tct.12756. Acesso: 07 de jul. de 2023.
Calsing, Ingrid Weber; Heidemann, Leonardo Albuquerque. Um estudo sobre a influência de um programa de mentoria na motivação para a persistência de licenciandos em física durante o ensino remoto emergencial. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, v.25, e39652, p.1-20, 2023. ISSN 1983-2117. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172022240135. Acesso: 09 de set. de 2023.
Carjaval, Sofía Carolina León. Mentoría para el desarrollo de competencias transversales: guía para su implementación en el entorno universitario. LATAM Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales y Humanidades, Asunción, Paraguay, v. 5, n. 6, p. 413-434, nov. 2024. DOI: https://doi.org/10.56712/latam.v5i6.3016. Acesso: 22 de jun. de 2025.
Couto, Dyecika Souza; Vieira, Gabriela Itagiba Aguiar; Mulati, Stela Lima; Bressan, Vânia Regina. Programa de Mentoria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alfenas: relato de experiência. Revista Brasileira de Educação Médica, Alfenas, v.45, sup.1, e: 125, p.1-5, 2021. ISSN 1981-5271. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210186. Acesso: 28 de ago. de 2023.
Dias, Isabel Simões. Competências em educação: conceito e significado pedagógico. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 14, n. 1, p. 73-78, jan./jun. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-85572010000100008. Acesso: 22 de jun. de 2025.
Fleith, Denise de Souza; Costa, Adriana de Souza. Competência como expressão do desenvolvimento humano. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 34, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/jM3FQyXb3PdDh4hbCFVvGmM. Acesso em: 22 jun. 2025.
Franzoi, Mariana André Honorato; Martins, Gisele. Experiência de mentoring entre estudantes de graduação em enfermagem: reflexões e ressonâncias dialógicas. Interface: comunicação, saúde, educação, Botucatu, v.24, e190772, p,1-15, 2020. ISSN 1807-5762. https://doi.org/10.1590/Interface.190772. Acesso: 08 de set. de 2023.
Giancola, Jennifer K.; Whitman, Barbara; Wilmott, Robert W. Establishing a Mentoring Culture within the Department: the role of the chair. The Journal of Pediatrics, St. Louis, v. 225, p.4-7e3, 2020. ISSN 0022-3476. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jpeds.2020.02.014. Acesso: 09 de fev. de 2023.
Giancola, Jennifer K., Heaney, M. Susan, Metzger, Andrew J., & Whitman, Barbara. An organizational-development approach to implementing mentoring partnerships: Best practices from physician programs. Consulting Psychology Journal: Practice and Research, St. Louis, v. 68, n.3, p.208–221, 2016. ISSN 1939-0149. DOI: https://doi.org/10.1037/cpb0000067. Acesso: 09 de fev. de 2023.
Kaji, Ayrton Kenji; Gazzi, Beatriz Camargo; Schimitd, Bruna; Silva, Mariana de Jesus; Zöllner, Maria Stella Amorim da Costa. Desenvolvimento de um programa de mentoria por pares estudantis: um relato de experiência. Revista Brasileira de Educação Médica, Taubaté, v.45, sup 1, e:107, p, 1-5, 2021. ISSN 1981-5271. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210117. Acesso: 09 de set. de 2023.
Kram, Kathy E. Phases of the Mentor Relationship. Academy pf Management Journal, Boston, v.26, n.4, p.608-625, 1983. ISSN 0001-4273. DOI: https://doi.org/10.2307/255910. Acesso: 07 de jul. de 2023.
Marshall, A. G.; Brady, L. J.; Palavicino-Maggio, C. B.; Neikirk, K.; Vue, Z.; Beasley, H. K.; Garza-Lopez, E.; Murray, S. A.; Martinez, D.; Shuler, H. D.; Spencer, E. C.; Morton, D. J. The importance of mentors and how to handle more than one mentor. Pathogen and Disease, Nashville, v.80, p.1-6, 2019. ISSN 2049-632X. DOI: https://doi.org/10.1093/femspd/ftac011. Acesso: 01 de dez. de 2022.
Mazutti, Sandra Regina Gonzaga; Rocanti, Ana Cristina Kuhn Pletsch; Martins, Délio Eulálio. Implantação de um programa de mentoria remoto para estudantes de Medicina em tempo de pandemia. Revista Brasileira de Educação Médica, São Paulo, v.45, sup 1, e-114, p.1-5, 2021. ISSN 1981-5271. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210149. Acesso: 04 de set. de 2023.
Melo, Maria Clara de Sousa Farias; Xavier, Laura Ferreira Dias; Sena, Juliana de Lima; Torres, Aurimárcia da Silva; Pinto Junior, Francisco Edilson Leite; Sousa, Maria Bernardete Cordeiro de. Salas de Conversa: atividade integrativa de mentoria no contexto da Covid-19. Revista Brasileira de Educação Médica, Natal, v. 45, sup 1, e119, p. 1-5, 2021. ISSN 1981-5271. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210150. Acesso: 12 de set. de 2023.
Menezes, Dayane Patrícia Ferreira; Cunha, Andrea Taborda Ribas de; Oliveira, Lucas Christyan da Rocha; Souza, Lázaro Fabrício de França. Peer mentoring como estratégia de acolhimento ao estudante e adaptação ao método PBL. Revista Brasileira de Educação Médica, Mossoró, v.45, sup 1, e103, p.1-6, 2021. ISSN 1981-5271. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210088. Acesso: 08 de set. de 2023.
Moran, José. Ampliando as práticas de mentoria na educação. São Paulo: USP, 2019. Disponível em: https://moran.eca.usp.br/wp-content/uploads/2019/08/mentoria_Moran.pdf. Acesso em: 22 jun. 2025.
Maria Carolina Fernandes Morais. Marcelo Pelizzoli. Homo Ecologicus. Caxias do Sul: Editora Educs, 2011. ISBN: 9788570616128.
Moreira, Simone Nóbrega Tomaz; Albuquerque, Iana Ciara Santos; Pinto Junior, Francisco Edilson Leite; Gomes, Alexandre Henrique Bezerra. Programa de Mentoria do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: Atividades Integrativas em foco. Revista Brasileira de Educação Médica, Natal, v.44, n.4, e-169, 2020. ISSN 1981-5271. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20200103. Acesso: 24 de ago. de 2023.
Mullen, Carol. A.; Klimaitis, Cindy C. Defining mentoring: a literature review of issues, types, and applications. Annals of the New York academy of sciences, Blacksburg/VA, v. 1483, p.19-35, 2021. ISSN 0077-8923. DOI: https://doi.org/10.1111/nyas.14176. Acesso: 07 de jul. de 2023.
Nassour, Ibrahim; Balentine, Courtney; Boland, Genevieve Marie; Chu, Danny; Habermann, Elizabeth; Holscher, Coutenay; Idress, Kamran; In, Haejin; Kimbrough, Mary Katherine; Mitchem, Jonathan; Warner, Susanne Gray; Karakousis, Giorgos. Successful Mentor-Mentee Relationship. Journal of Surgical Research, Pittsburgh, v. 247, p. 332-334, 2020. ISSN 0022-4804. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jss.2019.09.066. Acesso: 01 de dez. de 2022.
Ocobock, Cara; Niclou, Alexandra; Loewen, Tisa; Arslanian, Kendall; Gibson, Rebecca; Valeggia, Claudia. Demystifying mentorship: Tips for successfully navigating the mentor-mentee Journey. American Journal of Human Biology, v.34, sup. 1, e23690, 2022. ISSN 1042-0533. DOI: https://doi.org/10.1002/ajhb.23690. Acesso: 01 de dez. de 2022.
Quintanilha, Luiz Fernando; Avena, Katia de Miranda; Portilho, Evelise Maria Labatut; Pereira, Mariana Araújo; Nazar, André Nogueira; Andrade, Bruno Bezerril. Mentoria científica na graduação em Medicina: repercussões na satisfação, engajamento e produção discente. Revista Brasileira em Educação Médica, Salvador, v. 47, n.1, e20, p.1-10, 2023. ISSN 1981-5271. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v47.1-20220074. Acesso: 10 de set. de 2023.
Rocha, Ana Carolina; Falcão, Isadora; Lima, João Guilherme Ávila de; Carvalho, Jociele Moreira de; Higino, Maria Luisa de Oliveira; Diniz, Rosiane Viana Zuza. Reflexões sobre a quarentena: uma estratégia de acolhimento de discentes em um grupo de mentoring. Revista Brasileira de Educação Médica, Natal/RN, v. 45, sup 1, e122, p.1-6, 2021. ISSN 1981-5271. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210181. Acesso: 09 de set. de 2023.
Ruiz R. A Odisseia de Homero e a condição humana. Intellèctus. v. 18, n.1, p.1-25, 2019. DOI:https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210190. Acesso: 22 de jun. de 2025.
Saheb, Rowena; Mortimer, Taylor; Rutherford, Erin; Sperandei, Sandro; Reis, Arianne. Creating Healthy Universities: the role of campus-based health promotion events in supporting student well-being. Health Promotion Journal of Australia, Penrith South, v.32, p.13-20, 2021. ISSN 10361073. DOI: https://doi.org/10.1002/hpja.305. Acesso: 19 de set. de 2023.
Secchi, Luciana Antunes de Almeida; Vieira, Bruno Alba. Eureka: um programa de mentoria de alunos de Medicina com engajamento e alta adesão. Revista Brasileira de Educação Médica, Dourados/MS, v.45, sup1, e:123, p.1-6, 2021. ISSN 1981-5271. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210167. Acesso: 09 de set. de 2023.
Silva, Vanessa dos Santos; Palhares Neto, Aristides Augusto; Alencar, Rubia de Aguiar; Romanholi, Renata Maria Zanardo; Lima, Maria Cristina Pereira; Caramori, Jacqueline Costa Teixeira. Mentoria durante pandemia: um ambiente de acolhimento, pertencimento e humanização para primeiranistas. Revista Brasileira de Educação Médica, Botucatu, v.45, sup 1, e113, p.1-6, 2021. ISSN 1981-5271. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210136. Acesso: 09 de set. de 2023.
Soares, Matheus Vidonscky; Junqueira, Pedro de Mesquita; Young, Pedro de Andrade;Feliciano, Deize Graziele Conceição Ferreira; Mendonça, Vitor Silva; Gois, Aécio Flávio Teixeira de. Mentoria virtual durante a pandemia de Covid-19: percepções de mentorandos e mentores. Revista Brasileira de Educação Médica, São Paulo/SP, v.45, sup 1, e109, p.1-5, 2021. ISSN 1981-5271. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210125. Acesso: 13 de set. de 2023.
Souza, Marcela Tavares; Silva, Michelly Dias; Carvalho, Rachel. Revisão integrativa: o que é e como fazer? Einstein, São Paulo/SP, v.8, p.102-106, 2010. ISSN 1679-4508. DOI: https://doi.org/10.1590/s1679-45082010rw1134. Acesso: 29 de jul. de 2023.
Souza, Marina Guitti de; Reato, Lígia de Fátima Nóbrega; Bellodi, Patrícia Lacerda. Ressignificando a relação entre calouros e veteranos: mentoria de pares na visão de alunos mentores. Revista Brasileira de Educação Médica, São Paulo/SP, v.44, n.4, e174, p.1-9, 2020. ISSN 1981-5271. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.4-20200113. Acesso: 13 de set. de 2023.
Spina, Fabiana Verardino; Bellodi, Patrícia Lacerda. Pelo buraco da fechadura - estudo etnográfico de um grupo de mentoria na escola médica. Revista Brasileira de Educação Médica, v.45, sup,1, e121, p.1-7, 2021. ISSN 1981-5271. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210144. Acesso: 20 de set. de 2023.
Teixeira, Luciana de Almeida Silva. Mentoria é uma arte, não um ofício. Revista Brasileira de Educação Médica, Uberaba/MG, v.45, sup 1, e:101, p.1-5, 2021. ISSN 1981-5271. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210083. Acesso: 10 de set. de 2023.
Vargens, André Freitas; Wollmann, Milene Ortolan; Yamada, Daniel Akio; Herzog, Carolina Guimaraes; Pinto, Maria Eugenia; Zelmanowicz, Alice. O impacto da mentoria no desenvolvimento pessoal e profissional de diferentes turmas. Revista Brasileira de Educação Médica, Porto Alegre/RS, v.45, sup 1, e124, p.1-6, 2021. ISSN 1981-5271. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.supl.1-20210168. Acesso: 04 de set. de 2023.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Raquel Garcia de Lima Sória, Regiane da Silva Macuch 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o Open Journal Sistem (OJS) assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
A Perspectiva permite que os autores retenham os direitos autorais sem restrições bem como os direitos de publicação. Caso o texto venha a ser publicado posteriormente em outro veículo, solicita-se aos autores informar que o mesmo foi originalmente publicado como artigo na revista Perspectiva, bem como citar as referências bibliográficas completas dessa publicação.
