As relações creche e famílias
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xAbstract
As relações creche e famílias são discutidas a partir de suacontextualização sócio-histórica. Inicia-se, por isso, com um breve his-tórico das creches no Brasil, em que são sinalizados alguns aspectosque contribuíram para as transformações observadas nessas institui-ções em relação à sua função social, e como estas se refletiram nasrelações com os usuários. De filantrópicas, autoritárias e fechadas àparticipação das famílias, as creches vêm se mostrando cada vez maiscomo instituições de direito, abertas e democráticas. Neste contexto,encontramos diferentes tipos de fatores inter-relacionados, como as po-líticas de atendimento infantil, as condições sócio-econômicas e os co-nhecimentos científicos sobre desenvolvimento e educação infantil. Se-lecionamos, então, três subtemas para desenvolver: os pressupostossócio-interacionistas do desenvolvimento infantil; as representações so-ciais sobre creche, maternidade, crianças e famílias; e formação dosprofissionais / educadores de creche.
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