Cidadania e justiça na gestão escolar nas escolas públicas e privadas

Autores

  • Alice Miriam Happ Botler UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n1p317

Resumo

A pesquisa tem como objetivo investigar a vivência da democracia e da cidadania na gestão escolar, bem como problematizou as relações referentes à justiça. O estudo qualitativo comparativo analisou duas escolas de Recife (pública e privada) reconhecidas como democráticas. Buscou-se informações a respeito das concepções de organização democrática e de justiça, a coleta dados foi feita através de entrevistas, questionário e observações em que analisou-se como as regras são construídas coletivamente ecomo se configuram as concepções de participação, autonomia e cidadania. Dentr eos resultados obtidos, destacaram-se diferenças relativas ao respeito de alunos, pais e professores às regras escolares, o que relacionamos ao nível de conscientização decorrente da participação em sua elaboração, bem como aos valores partilhados em cada ambiente. As concepções de justiça denotam referências à sua dimensão legal. Dentre as conclusões, a organização escolar mobiliza diferentes princípios de justiçanas escolas; estes, no entanto, contrariaram as suposições cogitadas, a exemplo da suposta valorização de uma perspectiva mercantilista da justiça na escola privada ou de uma perspectiva da justiça universalista na escola pública.

Biografia do Autor

Alice Miriam Happ Botler, UFPE

Doutora em Sociologia, Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE/ Centro de Educação.

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Publicado

2013-04-04

Como Citar

Happ Botler, A. M. (2013). Cidadania e justiça na gestão escolar nas escolas públicas e privadas. Perspectiva, 31(1), 317–336. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n1p317

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua