O mestre de meninos no templo da inteligência: reflexões sobre a atuação dos professores normalistas e pedagogos no campo educacional

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p351

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo analisar a obra Mestre de Meninos (1983 e 1984), escrita pelo intelectual e educador paranaense Erasmo Pilotto (1910-1992). O texto em questão se tratou do discurso realizado pelo intelectual em agradecimento ao recebimento do título Honoris Causa, concedido pelo Setor de Ciências Humanas da Universidade Federal do Paraná, em 1982. Para além do caráter comemorativo da obra, percebe-se as concepções de ensino defendidas por Pilotto, em especial, o papel concedido aos “mestres de meninos” ou “mestres-escola”, que fazem referência aos professores normalistas. Nesse sentido, em seu discurso, o intelectual faz a defesa da posição deste profissional no campo educacional, procurando definir a atuação do professor normalista e do pedagogo. Para efetuar tal investigação, este artigo traz como aporte teórico as contribuições de Pierre Bourdieu sobre trajetória e campo, com a finalidade de analisar o lugar ocupado por Pilotto na esfera educacional do estado.

Biografia autore

Rossano Silva, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutor e Mestre em Educação PPGE - UFPR

Professor Adjunto da UFPR, no PPGE:TPe e no DEGRAF

Membro do Grupo de Pesquisa em História Intelectual da Educação - GPHIE

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Pubblicato

2018-04-25

Come citare

Silva, R. (2018). O mestre de meninos no templo da inteligência: reflexões sobre a atuação dos professores normalistas e pedagogos no campo educacional. Perspectiva, 36(1), 351–368. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n1p351

Fascicolo

Sezione

Articoli di domanda continua