Multiletramentos em aulas de português em uma escola pública de Ouro Preto/MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n3p851

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo caracterizar e analisar como uma professora de Língua Portuguesa explora a leitura e a escrita de gêneros discursivos multimodais, em eventos de letramento, com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, a fim de revelar e discutir possibilidades que emergem de práticas desta natureza em prol dos multiletramentos. Do ponto de vista metodológico, a prática de uma educadora, em três turmas de uma escola pública de Ouro Preto (Minas Gerais), foi acompanhada durante seis meses, compreendidos nos anos de 2015 e 2016, nos quais os alunos, para quem ela lecionou, cursaram, respectivamente, o 8º e o 9º anos do Ensino Fundamental. A partir de instrumentos de coleta de dados de natureza qualitativa, como a observação participante, os registros no caderno de campo e as gravações em áudio, foram selecionados e caracterizados eventos de letramento a partir dos quais foi possível analisar possibilidades com relação à mediação docente de práticas de leitura e de escrita com gêneros discursivos multimodais. Dessa forma, os dados coletados permitiram discutir: i. as concepções subjacentes à prática pedagógica da educadora; ii. os recursos didático-pedagógicos utilizados em sala de aula; iii. a abordagem e as estratégias discursivas empregadas pela professora. Além disso, os resultados apontaram os êxitos das práticas investigadas, assim como reforçaram a centralidade da prática docente relativa aos multiletramentos no referido componente curricular.

Biografia do Autor

Hércules Tôledo Corrêa, Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP

Professor do Departamento de Educação e Tecnologias do Centro de Educação Aberta e a Distância e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto

Marcelo de Castro, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto Professor da rede pública estadual de Minas Gerais

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto
Professor da rede pública estadual de Minas Gerais

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Publicado

2018-10-23

Como Citar

Corrêa, H. T., & de Castro, M. (2018). Multiletramentos em aulas de português em uma escola pública de Ouro Preto/MG. Perspectiva, 36(3), 851–874. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2018v36n3p851

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Seção

Artigos