As imagens do professor na rede social “facebook”: contradições e relações com a precarização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e63107

Resumo

A estruturação capitalista das últimas décadas, marcada pela globalização da economia, das mudanças políticas, e do modelo neoliberal desencadearam uma reestruturação produtiva, em todos os setores da economia, produzindo reflexos no mundo do trabalho. Na educação, essas mudanças afetaram significativamente o trabalho do professor. A cada dia esse profissional é exposto a difíceis situações em seu trabalho, e a internet tem sido muitas vezes, o canal para mostrar o descontentamento com a profissão e o prestígio abalado. O objetivo do presente trabalho é analisar como a imagem docente é retratada no ambiente virtual, especificamente, no facebook, identificando, principalmente, imagens que denotam aspectos de precarização da profissão. Para análise das imagens buscou-se respaldo no conceito do imaginário coletivo. A metodologia seguiu a abordagem qualitativa, o tipo de pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa netnográfica e teve como tratamento da informação a análise do conteúdo. A pesquisa foi realizada na fanpage “Profissão Professor”, sua observação e acompanhamento foram realizados entre os anos de 2012-2017. Na coleta foram localizadas 88 imagens que apresentavam aspectos que denotavam particularidades de precarização. Através da análise percebeu-se que os aspectos comumente presentes nas imagens envolvem o desrespeito e desvalorização pela profissão, a saúde do professor, a remuneração e as condições de trabalho. Concluiu-se que as imagens traduzem a desvalorização e exaltam as precárias condições de trabalho.  A reprodução dessas imagens no imaginário coletivo pode servir para que se perpetue a imagem estigmatizada da profissão ou produzir elementos de luta. A profissão clama por um sentido de valorização.

Biografia do Autor

Vanessa Terra Pereira, Universidade Estadual Paulista, UNESP

Universidade Estadual Paulista, UNESP
Instituto de Biociências, Câmpus Rio Claro.

José Euzébio de Oliveira Souza Aragão, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Câmpus Rio Claro.

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação e do Departamento de Educação do Instituto de Biociências do Câmpus de Rio Claro/SP

Akauan Arrais Vieira, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Câmpus Rio Claro.

Graduado em Direito pelas Faculdades Integradas Claretianas.

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Publicado

2020-10-28

Como Citar

Pereira, V. T., Aragão, J. E. de O. S., & Vieira, A. A. (2020). As imagens do professor na rede social “facebook”: contradições e relações com a precarização. Perspectiva, 38(3), 1–20. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2020.e63107