Olhares sobre a África e o sujeito negro nos livros didáticos de geografia
DOI:
https://doi.org/10.5007/2359-1870.2025.e105282Palavras-chave:
África, Livro Didático, Estereótipo, Representação, Ensino de GeografiaResumo
Este trabalho analisa a forma como os livros didáticos de Geografia abordam as temáticas relativas ao Continente Africano e como representam o sujeito negro. Metodologicamente, realizamos pesquisa bibliográfica, de campo a partir do intercâmbio internacional “Caminhos Amefricanos” e documental, baseado em quatro obras didáticas de Geografia do 8° Ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Como principais técnicas de procedimento, adotamos a análise textual e visual, do conteúdo e das imagens. Os resultados mostraram que, embora obtidos inúmeros avanços, ainda persiste uma visão de mundo eurocêntrica no tratamento dos conteúdos, além de imagens desse Continente como seco, pobre, homogêneo, presença da fome e de conflitos. Ademais, permanecem representações caricaturais, estereotipas e negativas, que colocam o negro em posições de subserviência em relação ao branco. Assim, concluímos que a participação ativa e crítica dos professores na escolha dos livros didáticos é essencial para a concretização de uma educação antirracista mais efetiva.
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