Olhares sobre a África e o sujeito negro nos livros didáticos de geografia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2359-1870.2025.e105282

Palavras-chave:

África, Livro Didático, Estereótipo, Representação, Ensino de Geografia

Resumo

Este trabalho analisa a forma como os livros didáticos de Geografia abordam as temáticas relativas ao Continente Africano e como representam o sujeito negro. Metodologicamente, realizamos pesquisa bibliográfica, de campo a partir do intercâmbio internacional “Caminhos Amefricanos” e documental, baseado em quatro obras didáticas de Geografia do 8° Ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Como principais técnicas de procedimento, adotamos a análise textual e visual, do conteúdo e das imagens. Os resultados mostraram que, embora obtidos inúmeros avanços, ainda persiste uma visão de mundo eurocêntrica no tratamento dos conteúdos, além de imagens desse Continente como seco, pobre, homogêneo, presença da fome e de conflitos. Ademais, permanecem representações caricaturais, estereotipas e negativas, que colocam o negro em posições de subserviência em relação ao branco. Assim, concluímos que a participação ativa e crítica dos professores na escolha dos livros didáticos é essencial para a concretização de uma educação antirracista mais efetiva.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo de Araújo Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (campus Campina Grande).

Ivanalda Dantas da Nóbrega, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora da Universidade Federal de Campina Grande (campus Campina Grande).

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Publicado

2025-05-27