Olhares sobre a África e o sujeito negro nos livros didáticos de geografia
DOI:
https://doi.org/10.5007/2359-1870.2025.e105282Palabras clave:
África, Livro Didático, Estereótipo, Representação, Ensino de GeografiaResumen
Este trabajo analiza la forma en que los libros de texto de Geografía abordan temas relacionados con el Continente Africano y cómo ellos representan al sujeto negro. Metodológicamente, se realizó una investigación bibliográfica, de campo basada en el intercambio internacional “Caminhos Amefricanos” y una investigación documental, basada en cuatro libros didácticos de Geografía del 8º año de los últimos años de la escuela primaria. Como principales técnicas procedimentales adoptamos el análisis textual y visual, de contenido e imágenes. Los resultados mostraron que, aunque se lograron numerosos avances, aún persiste una cosmovisión eurocéntrica en el tratamiento de los contenidos, además de imágenes de este Continente como seco, pobre, homogéneo, con presencia de hambre y conflictos. Además, persisten representaciones caricaturescas, estereotipadas y negativas, que colocan a los negros en posiciones de sumisoón en relación con los blancos. Por tanto, concluimos que la participación activa y crítica de los docentes en la elección de los libros de texto es esencial para lograr una educación antirracista más efectiva.
Citas
ADAS, M.; ADAS, S. Expedições Geográficas: 8° ano. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2022. Disponível em: https://pnld.moderna.com.br/colecao/fundamental-2/geografia/expedicoes
-geograficas-2/. Acesso em: 18 out. 2024.
ADICHIE, C. N. O perigo de uma história única. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
ALBUQUERQUE, W. R.; FRAGA FILHO, W. Uma história do negro no Brasil. Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais; Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006. Disponível em: https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/04/uma-historia-do-negro-no-brasil.pdf. Acesso em: 7 jan. 2025.
BRANCO, A. L.; PRADO, B. S.; CAMPOS, E. Teláris Essencial: Geografia: 8º ano. São Paulo: Ática, 2022. Disponível em: https://www.edocente.com.br/colecao/colecao-telaris-essencial-geografia/. Acesso em: 18 out. 2024.
BRASIL. Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Diário Oficial da União, Brasília, 18 jul. 2017. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e programas/programas/
programas-do-livro/pnld/legislacao-pnld/decreto-no-9099-de-18-de-julho-de-2017/view. Acesso em: 10 jan. 2025.
BRASIL. Decreto nº 12.021, de 16 de maio de 2024. Altera o Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017, que dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Diário Oficial da União, Brasília, 16 maio 2024. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-do-livro/pnld/legislacao-pnld/d12021.pdf/view. Acesso em: 10 jan. 2025.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 10 jan. 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 19 nov. 2024.
CANDAU, V. M. A revisão da didática. In: CANDAU, V. M. (org.). Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 13-19.
CAVALCANTI, L. S. Geografia escolar e sua relevância social: aportes teórico-metodológicos para uma proposta de atuação docente. In: Conversaciones sobre la dimensión formativa de la geografía y la educación geográfica. Bogotá: Sociedad Geográfica de Colombia, 2021. p. 49-74. Disponível em: https://tinyurl.com/wmrmrht8. Acesso em: 27 nov. 2024.
CHINEN, N. A construção do preconceito na representação dos negros nos quadrinhos. 9ª Arte, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 74-90, 2013. Disponível em: https://revistas.usp.br/nonaarte/
article/view/136872. Acesso em: 18 out. 2024.
DUARTE, C. L.; NUNES, I. R. (orgs.). Escrevivência: a escrita de nós – reflexões sobre a obra de Conceição Evaristo. Rio de Janeiro: Mina Comunicação e Arte, 2020. Disponível em: https://alexandria.dpu.def.br/pesquisa/titulo.jsf?codigo=4076. Acesso em: 27 nov. 2024.
FUNDAÇÃO COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES. Programa Caminhos Amefricanos. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/capes/
pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-e-auxilios-internacionais/enc
ontre-aqui/paises/multinacional/programa-caminhos-amefricanos. Acesso em: 27 nov. 2024.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GONZALEZ, L.; HASENBALG, C. Lugar de negro. São Paulo: Ed. Schwarcz-Companhia das Letras, 2022.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA. “Tornar-se negra” – HQ. João Pessoa: Ed. IFPB, [s./d.]. Disponível em: http://editora.ifpb.edu.br/ifpb/catalog/book/240.
MORAES, M.; PINESSO, D.; ROMA, A. Geografia Espaço e Interação: 8º ano. São Paulo: FTD, 2022. Disponível em: https://issuu.com/editoraftd/docs/immp0000080085p240
_cara. Acesso em: 18 out. 2024.
MUNIZ, A. C. F.; GUERREIRO, A. L.; FERNANDES, M. Jornadas Novos Caminhos: Geografia: 8º ano. São Paulo: Saraiva Educação S.A., 2022. Disponível em: https://l1nq.com/UulYd. Acesso em: 18 out. 2024.
OLIVEIRA, A. F. B. de; SAMPAIO, A. de A. M. A representação do negro nos livros didáticos de Geografia do 8º ano do ensino fundamental: primeiras discussões. Boletim de Geografia, Maringá, v. 39, p. 211-237, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/BolGeogr/article/view/58615. Acesso em: 21 out. 2024.
OLIVEIRA, A. F. B. de; SAMPAIO, A. de A. M. Um olhar sobre o livro didático de Geografia do Ensino Fundamental II – PNLD 2014 e 2020: representações sociais dos negros africanos e da África. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, v. 1, n. 111, p. 202-228, 2024. Disponível em: https://www.publicacoes.agb.org.br/boletim-paulista/article/view/3077. Acesso em: 21 out. 2024.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2011.
ROCHA, E. P. G. O que é Etnocentrismo? São Paulo: Editora brasiliense, 1996.
SANTOS, R. E. A Lei 10.639 e o ensino de Geografia: construindo uma agenda de pesquisa-ação. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 7, n. 1, p. 04-24, 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/tamoios/article/view/1702. Acesso em: 20 nov. 2024.
SILVA, A. C. A representação social do negro no livro didático: o que mudou? Por que mudou? Salvador: EDUFBA, 2011. 179 p. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8688. Acesso em: 21 out. 2024.
SPIVAK, G. C. Pode o subalterno falar? Tradução de: Sandra R. Goulart Almeida; Marcos Pereira Feitosa e André Pereira Feitosa. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2010.
TODOROV, T. A conquista da América: a questão do outro. Tradução de: Beatriz Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA). Curso de Intercâmbio Brasil/Moçambique - “Caminhos Amefricanos”, LIESAFRO, UFMA, Modalidade Virtual 2024. Disponível em: https://amefricanos.niesafro.com/course/view.php?id=41. Acesso em: 9 jan. 2025.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 PESQUISAR - Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.




